• Matéria: Inglês
  • Autor: nadiarrezende
  • Perguntado 6 anos atrás

EXERCÍCIOS:
1. Qual é a importància das instituições sociais na relação individuo e sociedade?
2. Defina instituição social segundo Emile Durkheim.
3. Quais as funções e regras para a instituição familia?
4. As familias são iguais? Explique:
5. Como a instituição religiosa pode contribuir positiva e negativamente?​

Respostas

respondido por: Mila9639
7

1 - Em termos gerais, as instituições sociais servem para tornar a vida social menos agressiva. A moral social é uma necessidade criada para que as pessoas vivam de acordo com normas e regras que imponham respeito entre as individualidades.

Nesse sentido, as instituições sociais atuam como mediadoras no processo de socialização do ser humano, fazendo com que haja um respeito a certos preceitos sociais. Elas são, portanto, formadoras e educativas, atuando na coesão social.

2 - Para Émile Durkheim, as instituições sociais são uma forma de garantir a ordem da sociedade, sendo elos que unem os cidadãos em torno de uma formação social. Para o sociólogo, existem duas formas de socialização que separam as instituições sociais:

Socialização primária: é provida pelas primeiras instituições com as quais o indivíduo tem contato. A principal delas é a família. Baseia-se nas normas da afetividade.

Socialização secundária: coloca o indivíduo em convívio com outras formas de socialização, entrando em contato com indivíduos fora do convívio familiar. Ela está baseada em normas sociais mais rígidas e exteriores ao indivíduo e ao grupo familiar. São elas a Igreja, a escola, o trabalho e o Estado.

3 - A família possui duas funções que estão intimamente relacionadas, sendo que: a primeira significa a ensinagem das necessidades básicas essenciais à sobrevivência num grupo, somadas às condições puramente humanas de afetividade e emoções e, uma segunda, a ensinagem das necessidades sociais essenciais à sobrevivência na sociedade, somada às condições de adaptação, relações humanas, produção e ganhos, representando a forma objetiva de proteção de seus membros.

4 - Não, por exemplo, normalmente as crianças vivem com a mãe e o pai, outras vivem com famílias de acolhimento, são as famílias de coração, há também crianças que vivem em instituições onde estão pessoas que as tratem bem.

Perguntas similares