Faça a distinção na distribuição de poderes entre as três esferas e para que serve cada um deles?
Executivo:
Legislativo:
Judiciário:
Respostas
Resposta:
Executivo é representado pela figura do presidente e dos governadores. Estes tem a função, como o próprio nome incita, de executar as leis, de colocar elas em prática. Eles cuidam da administração do estado, propondo planos de ação e atendendo os interesses da população. Em especial o presidente tem a função de nomear os ministros, de representar internacionalmente o país e tem o poder de vetar as leis propostas pelo legislativo.
O poder legislativo é aquele que cria e a prova leis e fiscaliza o executivo. Tal poder é dividido em esfera municipal, estadual e federal. Na esfera municipal é representado pela Câmara Municipal e os vereadores do município. Em âmbito estadual a Câmara dos deputados estaduais. E talvez o mais importante o âmbito federal que se compõem pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal que formam o Congresso Nacional, sendo assim um sistema mais justo e menos centralizado.
O poder judiciario tem a função de interpretar as leis e julgar os crimes de acordo com que fora aprovado pelo legislativo e o executivo. Ele é representado pelos juízes, ministros, desembargadores e promotores de justiça. O maior símbolo do poder judiciário no Brasil é Supremo Tribunal Federal.