Respostas
Olá
Os principais tipos de doping banidos pela Wada (Agência Mundial Antidoping) são:
Estimulantes: são substâncias que agem diretamente no cérebro e também no corpo. Elas contribuem para o estado de alerta do atleta, de competitividade e de agressividade, diminui o cansaço e dá sensação de força e disposição.
Esteroides: os esteroides de fortalecimento, mas conhecidos como anabólicos, assemelha aos efeitos da testosterona, gerando nas células musculares e nos ossos a produção de proteínas. O usuário dessa droga consegue aumentar sua carga de treinamento.
Diuréticos: aumentam a produção de urina e reduzem o inchaço de tecidos provocado pela retenção de líquidos. Alguns atletas utilizam o diurético para perder peso ou para disfarçar a presença de outras substâncias em seu corpo.
Hormônio de Crescimento Humano (HGH): é um hormônio natural que estimula o crescimento e favorece a síntese de proteínas. O HGH auxilia a formação de músculos e tecidos.
Eritropoietina (EPO): hormônio sintetizado pelos rins para regular a produção de glóbulos vermelhos. O EPO artificial aumenta o número de glóbulos vermelhos, ampliando a capacidade de corpo de usar oxigênio. Muito utilizado por atletas que praticam esportes de resistência e atletas que realizam esportes de explosão.
Betabloqueadores: são consumidos para reduzir os batimentos cardíacos e conter tremores em modalidades como tiro ao alvo e arco e flecha.
Espero ter ajudado : )