Quais foram os principais argumentos intelectuais, promovidos por pensadores como Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes e Jean Bodin, usados para justificar o poder ilimitados dos reis absolutistas? Me ajudem por favor...
Respostas
Nicolau Maquiavel defendia que entre ser temido e amado, o rei precisava ser os dois. Mas caso tivesse que ser um dos dois, o monarca deveria optar por ser temido, para evitar a malandragem e o oportunismo político de seus próximos.
Thomas Hobbes acreditava que o homem, antes de estar sob o domínio do rei, estava sujeito ao estado de natureza, isso é, uma situação onde o homem é o lobo do homem, e o caos predominava. Assim que surgiu a figura absoluta do rei, tudo isto seria combatido, pois o rei com seu poder e autoridade, concederia mesmo que pela força, a paz, a ordem e a segurança para todos.
Segundo Bodin, um sistema político em que a delegação de poderes se institui enquanto prática comum promove a diluição da soberania necessária a um governo estável. Além disso, Bodin acredita que a idéia de um governo misto gera uma falsa impressão de que não há a ação de um setor politicamente soberano.