Leia a pergunta a seguir e explique o paradoxo.
"Se Deus é onipotente (aquele que tudo pode), então pode criar uma pedra tão pesada que ele mesmo não possa levantar?"
Respostas
Resposta:
o paradoxo testa a "onipotência" de Deus, se Deus pode tudo ele pode criar algo que ele não possa levantar, mas se ele não pode levantar ele não pode tudo, porém se ele não pode criar algo que ele não consegue levantar ele também não pode tudo.
.
Apesar de aparentar um paradoxo ela é um pseudo-paradoxo.
.
✍
❄☃ ☘☀
.
☺lá, Malu, como tens passado nestes tempos de quarentena⁉ E os estudos à distância, como vão⁉ Espero que bem❗
.
☔ Se por um lado temos que por ser onipotente Ele deveria poder criar tal pedra, por outro lado teríamos que ele não conseguir levantar seria uma prova de que Ele não seria de fato onipotente. Aparentemente um calcanhar de Aquiles teológico, não é mesmo? Mas é só aparência.
.
☔ Este é um "problema" clássico da filosofia. Eu disse "problema" entre aspas por que na verdade ele é um grande cavalo de Tróia: somente nos enrolaremos nele se permitirmos a entrada deste 'presente de grego' na nossa cidade. Permita-me explicar melhor.
.
☔ De forma resumida a pergunta é absurda, ou seja, ela não exige resposta. Ela não é um dilema at all pois ela nem sequer é uma pergunta válida.
.
☔ Inicialmente vamos definir onipotência de forma não-contraditória:
.
➡ Onipotência é POSSUIR TODO O PODER (ao invés de "poder fazer qualquer coisa").
.
☔ Mas por que essa diferença na definição é tão importante? Pois Deus, pelo menos segundo a maioria expressiva das definições (eu trabalho esse problema especificamente sobre a definição cristã de Deus, a que normalmente é a mais criticada por esse pseudo-problema), é um ser lógico, ou seja, em Sua própria natureza há uma ordem perfeita que caracteriza como imperfeição algumas ações, como deixar de existir (o que feriria o atributo da imutabilidade, além de uma série de outras consequências lógicas), como criar outro deus (o que feriria o atributo da própria deidade já que já uma união indissociável entre seres absolutos, como no caso da Trindade em que há 3 Pessoas mas não 3 deuses) e etc.
.
☔ Sendo um dos atributos de Deus a perfeição também temos que outro atributo é a lógica. Deus faz todas as coisas de forma lógica e coerente, ou seja, Ele não Se contradiz. Um dos reflexos da criação divina é que ontologicamente (no estudo da natureza do ser) as coisas também são lógicas. Ou este objeto é ou não é X, não há como ser e não ser ao mesmo tempo. A lógica não se faz presente somente na análise linguística e epistêmica mas também na própria estrutura da realidade, o que permita a relação entre o conhecimento e realidade.
.
☔ Resumindo: perguntas do tipo " Pode Deus criar um círculo-quadrado?" ou "Pode Deus criar uma pedra tão pesada que Ele próprio não possa levantar?" são perguntas absurdas pois são da forma
.
➡ Pode Deus fazer A e não-A ao mesmo tempo e no mesmo sentido?
.
☔ Esse tipo de pergunta não tem resposta pois não é uma pergunta de fato, é um conjunto de palavras que não contém uma referência real. Deus não realizar coisas auto-contraditórias/ ilógicas não é uma "falha" na onipotência mas sim um reforço da Sua perfeição. Como dito anteriormente, onipotência não é "poder fazer qualquer coisa" mas sim "possuir todo o poder", o que não implica em "possuir poder para se auto-contradizer". Só a título de análise comparativa: isto não é uma falta de poder pois não há ninguém capaz de realizar algo auto-contraditória deste nível a ponto de olhar para Deus e dizer "eu tenho um poder que o Senhor não tem". :P
.
.
.
.
☁
☕
() ☄
✍
❄☃ ☘☀
.
.
.
.