EX - 07 - Sobre a "queda dos corpos" Aristóteles acreditava que corpos mais pesados
chegariam antes ao solo se soltos de uma mesma altura, de acordo com a História, Galileu Galilei propôs uma experiência para contrariar esta hipótese aristotélica. Qual foi a proposta feita por Galileu em meados dos anos 1500 (século XVI)?
Respostas
Olá.
Galileu contrariou o pensamento Aristotélico que ponderava na época. Aristóteles acreditava que todo corpo tinha seu lugar natural, por isso que se jogarmos uma pedra para cima, ela cai, pois seu lugar natural é o chão. O problema é que esse pensamento não respondia o por que a Lua não caía na Terra, por exemplo.
Indo contra os "dogmas aristotélicos", Galileu apresentou ao mundo o que nós conhecemos hoje como cinemática, ele estudou o movimento, não apenas, de queda dos corpos e chegou a conclusão que iria de encontro com a de Aristóteles, a de que corpos de massas diferentes em queda livre chegam ao solo ao mesmo tempo. Galileu afirmou que, o que faz um objeto chegar primeiro ao chão do que o outro é pelo fato da resistência do ar e não pela sua massa.
Faça você mesmo o experimento:
1°) Pegue uma folha de papel sulfite (ou a que você tiver) e largue ela da altura da sua cabeça.
2°) Agora pegue a mesma folha de sulfite, e amassa formando uma bolinha, agora largue novamente da altura de sua cabeça.
De fato, a folha amassada cairá no chão em menos tempo que a folha aberta.
Se as conjecturas de Aristóteles estivessem certas tanto a folha aberta quando a bolinha deveriam cair ao mesmo, pois POSSUEM A MESMA MASSA.
Porem, Galileu explica muito bem esse evento: A folha de papel aberta tem uma maior superfície de contato que a fechada, logo há mais resistência à queda, pois o contato com o ar é maior.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida comente.