Respostas
Resposta:
Em 24 de agosto 2010, dão-se os cinqüenta e seis anos da morte do presidente Getúlio Vargas. Ao longo da história esta será a primeira das muitas tentativas das elites liberal oligárquicas por verem-se livres da herança de Getulio.
Em 1930 Getúlio Vargas lidera um movimento político e militar que depõe o presidente Washington Luis e dá fim a República Velha.
Neste momento, foi rompido o pacto oligárquico que, vindo dos tempos do império escravocrata dos Bragança, submetia as elites estaduais à hegemonia da plutocracia cafeeira paulista avassalada esta as potencias imperialistas.
Em todo este edifício social e institucional, em que as eleições se davam a voto descoberto, em que os sindicatos eram fechados e os sindicalistas e militantes populares era presos ou assassinados, não havia lugar para povo de vez que, no dizer do presidente deposto, “a questão social era uma questão de policia”.
Ao por abaixo a República Velha e, ao desencadear profundas transformações no Brasil ao longo de seus mais de quinze anos de governo o presidente Getulio Vargas abrirá a senda que irá transformar o Brasil de um estado das elites nacionais acolheradas ao imperialismo na possibilidade de uma Nação.
Em 1930 “iniciava-se o período mais prolongado e mais profundo de expansão da economia e de extensão dos direitos sociais que o país conheceu”[2]·. Dai, afirmar-se com acerto que Getulio Vargas fundou o Brasil moderno.
Explicação:
no dia 24 de agosto de 2014 completaram-se os 60 anos da morte do ex presidente Getúlio Vargas(1882*1954)o político gaúcho,nascido em São Borja(RS),encerrou sua trajetória política dando um tiro no peito,no Palácio do catete,no Rio de Janeiro,então sede da presidência da República.vargas foi o presidente que mais tempo ficou no poder, entre 1950 1954.
espero ter ajudado na sua dúvida!