José Dias apertou-me as mãos com alvoroço, e logo pintou a tristeza de minha mãe, que falava de mim todos os dias, quase a todas as horas. Como a apurasse sempre, e acrescentasse alguma palavra relativamente aos dotes que Deus lhe dera, o desvanecimento de minha mãe nessas ocasiões era indescritível; e contava-me isso cheio de uma admiração lacrimosa. Tio Cosme se enternecia muito.(Machado de Assis) Os termos aos dotes e de uma admiração lacrimosa exercem, respectivamente, função sintática de: a) complemento nominal e complemento nominal b) complemento nominal e adjunto adnominal c) objeto indireto e objeto indireto d) objeto indireto e complemento nominal e) adjunto adnominal e complemento nominal
Respostas
respondido por:
11
A alternativa que identifica a função sintática dos termos destacadas é:
e) adjunto adnominal e complemento nominal
Um adjunto adnominal é um termo que está assessorando a oração, caracterizando um nome, no caso "aos dotes" caracteriza o sujeito oculto da oração, indicando que a ela possui dotes que a caracterizam.
Já os complementos nominais são termos que acrescentam outros termos oração, esclarecendo um sentido dado a um nome como em "admiração lacrimosa".
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás