Respostas
Resposta:
Processos Gerais de Formação do Solo
São processos que modificam o solo em razão dos fatores de formação do solo. Estes processos são:
Adição: Qualquer adição de origem externa no solo. Ex: matéria orgânica, poeiras, cinzas, adubos, corretivos, gases, íons, sedimentos...
Perda: Qualquer remoção ou perda de gases, material sólido, íons ou líquido do perfil do solo. Ex: Matéria Orgânica, evapotranspiração...
Transformação: Processos de transformação dos compostos sólidos do solo. Essas transformações podem ser de ordem quimica, fisica e biologica.
Translocação: processos relacionados a movimentação de material solido, líquido e gasoso dentro do perfil do solo.
Processos especificos de Formação do Solo
São aqueles em que ocorre atuação de um ou mais dos processos gerais de adição, remoção, translocação ou transformação, de formação do solo. São processos especificos:
Latossolização: Processo de formação do solo que se caracteriza a intensa remoção de sílica no processo de intemperismo, termo que substitui a designação laterização, o mesmo que ferrilitização.[3] É um processo de acumulo de oxido de ferro no e alumínio no solo devido a perda de bases e silício na forma de sílica[4]. Nesse processo são formados minerais secundários como: Caulinita, Gibbsita, Hematita e Goethita
Lessivagem: Migração mecânica de argila do horizonte A para o B textural ou B nítrico [3] É um processo de transporte de pequenas partículas minerais(argilas) em suspensão do horizonte A(ou E) para o horizonte B, produzindo horizontes Bt.
Podzolização: Processo no qual ocorre a migração de alumínio (Al) e matéria orgânica,com ou sem ferro(Fe), para o horizonte B.
Gleização: processo de formação do solo característico das condições de excesso de água (hidromorfismo). Nessa condições forma-se um horizonte glei típico dos Gleissolos. [3] É um processo no qual ocorre redução química do ferro em condições anaeróbicas.
Paludização: acúmulo de material orgânico em locais saturados com água (ambiente anaeróbico, desfavorável à degradação). Material orgâncio começa a se acumular; Quando grandes espessuras-turfeiras.; Horizonte hístico (H) - material orgânico em diferentes estágios de decomposição.; Forma Organossolos.
Vertissolização: formação de características vérticas geralmente presentes em solos com predomínio de esmectita. Forma Vertissolos. Slickensides no subsolo; fendas profundas no solo seco (Fendas- queda de material da superfície- expansão e mistura.) ;microrrelevo de gilgai;
Explicação:
Resposta:
O solo é a camada mais superficial da crosta, é composto por sais minerais dissolvidos na água intersticial, organismos e rochas em decomposição.
A composição do solo
A primeira parte é a do calcário. ...
A segunda parte é a da argila, formada geralmente por caolinita, caulim e sedimentos de feldspato.