A) A temperatura do ar atmosférico é mais elevada nas regiões de menor latitude, ou seja, mais próximo á linha do equador. Verdadeiro ou falso? B) A pressão atmosférica do ar não varia de acordo com temperatura e pressão, sendo igual em todos os lugares da superfície terrestre. Verdadeiro ou falso? ME AJUDEM RAPIDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO POR FAVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOR
Respostas
Resposta:
A) V
B) F
Explicação:
quanto mais próximo da linha do Equador você estiver mais o nível de raios solares que coencidem com a superfície terrestre portanto a temperatura será maior
Já a pressão atimosferica irá diferenciar em locais distintos, já que em relação o nível do mar a pressão atimosferica aumenta gradual mente, quanto mais profundo maior será a pressão exercida sobre o corpo, ou objeto.
a) Está correto o fato de que a temperatura ser mais elevada nas regiões de menor latitude próximas à linha do Equador.
Na região da Linha do Equador por todo o globo terrestre, ocorre a máxima incidência de raios solares, o que faz com que as maiores temperaturas sejam observadas.
Além disso, a Linha do Equador é o marco inicial para a contagem de latitude tanto para o norte quanto para o sul, sendo igual a zero nesta região (o menor valor possível). À medida que a latitude aumenta, estamos indo em direção aos polos, regiões mais frias do planeta.
b) É incorreto afirmar que a pressão atmosférica do ar não varia de acordo com a temperatura e pressão.
Nos locais onde a temperatura é menor a pressão atmosférica será maior porque o ar nestes locais é mais denso. Seria como se as moléculas de ar estivessem mais próximas umas das outras, provocando o aumento da pressão atmosférica.
Em regiões onde a temperatura é maior, a pressão atmosférica será menor, pois o ar ficará mais leve, ou seja, menos denso. As moléculas ficarão mais afastadas, resultando em queda da pressão atmosférica.
Em temperaturas mais altas ocorre a baixa pressão e em temperaturas mais baixas ocorre alta pressão.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/24818122