RESPONDA O QUE SABER, COM EXPLICAÇÃO POR FAVOR!
1) RESPONDA:
A) Um casal deseja ter três crianças, sendo a primeira menino e as duas últimas menina. Qual a probabilidade de isso acontecer?
B) (Unifor-CE) Qual a probabilidade de um casal heterozigoto para um par de alelos ter um descendente do sexo feminino homozigoto dominante?
C) Um casal tem cinco filhas. Qual a probabilidade de a sexta criança desse casal ser do sexo masculino?
2) Ambos os pais são de grupos sanguíneos desconhecidos. Sabe-se que um filho é receptor universal, e outro é doador universal. Qual genótipo dos membros dessa família?
3) Num casal de paternidade duvidosa, dois homens, um do grupo B e outro do grupo AB, são tidos como possíveis pais de uma criança, que é do grupo sanguíneo A e cuja a mãe é do grupo B. Sabe-se que o pai da mulher é do grupo O, Qual dos dois homens é o verdadeiro pai da criança?
4) Cruzando-se, na geração parental, indivíduos de genótipo AABB e aabb, e retrocruzando um indivíduo F1 com pai homozigoto dominante, qual é a proporção esperada, em F2, de indivíduos heterozigotos para os dois caráteres?
5) Do cruzamento entre dois indivíduos de genótipo tipo AaBb e Aabb, qual a probabilidade de nascer um descendente de genótipo aaBb?
6) Cruzam-se, na geração parental, dois indivíduos com as constituições genotípicas AABBCC e aabbcc, respectivamente. A probabilidade de nascimento de indivíduos da geração F2, de constituição genotípica igual às parentais, é:
a) 1/4
b) 1/8
c) 1/32
d) 1/16
e) 1/6
7) Do cruzamento entre cobaias de pelagem crespa e preta e uma cobaia de pelagem crespa e branca, qual a probabilidade de nascer um filho com pelos crespos e branco, sabendo que as duas cobaias tinham mãe com pelos lisos e branco? (L= pelagem crespa; l= pelagem lisa; B=pelagem preta; b= pelagem branca)
8) Leia as afirmações abaixo:
“Os fatores para uma dada característica ocorrem aos pares nos indivíduos e se segregam na formação dos gametas, os quais apresentam apenas um fator, sendo sempre puros.”
“Se dois pares de genes se localizam em pares diferentes de cromossomos homólogo, então eles segregam-se independentemente.”
Estes são os enunciados da Primeira e segunda Lei de Mendel. Comente-as, utilizando os conhecimentos sobre a meiose para explica-las.
Respostas
Resposta:
2. Podemos afirmar que os pais possuem genótipo “I(A)i” e “I(B)i”, o filho AB tem genótipo “I(A)I(B)” e o filho O tem genótipo “ii”
3. Nessa, após analisar o genograma em anexo, percebe-se que a criança tem sangue tipo A, então obrigatoriamente um dos pais precisa ter esse alelo. A mãe tem sangue tipo B, então ela não tem alelo tipo A, o mesmo para o homem do sangue tipo B, o que nos resta apenas o homem com tipo sanguíneo AB
Explicação:
2. Bom, há os tipos A, B, O e AB. O receptor universal destes é o AB, e o doador universal é o O, então um filho tem sangue tipo AB e o outro tem tipo O. Os alelos do tipo AB são “I(A)I(B)”, são alelos dominantes, já o tipo O tem apenas alelos recessivos, que é o “ii”
Então os pais possuem os alelos dominantes e recessivos, certo? já que estes passaram para os filhos.