URGENTE, escreva um pequeno texto explicando como a situação de infarto afeta a respiração celular e o organismo como um todo.
Respostas
Resposta:
O que é?
O infarto está entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo e, por ano, mais de 100 mil brasileiros morrem em decorrência dele, o que equivale a dois estádios do Arena Fonte Nova, em Salvador, lotados em sua capacidade.
Mais conhecido como ataque cardíaco, acontece quando o fluxo do sangue para o coração é interrompido e o coração não recebe sangue e oxigênio suficientes para se manter em atividade
Com isso, o músculo cardíaco morre ou é danificado. Pacientes diabéticos, com hipertensão arterial, obesos e que sofrem de estressem e depressão, assim como quem tem arritmia cardíaca, completam o grupo de risco da doença.
Não são todas as pessoas que sofrem um infarto que chegam ao óbito. Para aumentar as chances de sobrevivência, é indispensável o atendimento médico com rapidez.
Explicação:
Sintomas
Dor no peito é o principal sintoma do infarto. O paciente também pode sentir dores estendidas para braços, ombros e pescoço. Na mulher, os sintomas podem ser diferentes: respiração curta, dor na mandíbula, náusea, dor de estômago e sensação de desconforto no peito.
Esses sinais duram aproximadamente 20 minutos e podem ir e voltar. Pacientes diabéticos geralmente não apresentam sintomas, mas também podem ser acometidos pela doença.
Outros sintomas são:
Desmaio
Tontura
Falta de ar (principalmente em idosos)
Excesso de suor
Formigamento
O infarto é considerado uma emergência médica. Ao sentir os sintomas, ligue imediatamente para o 192, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As duas primeiras horas são decisivas para o risco de morte.