• Matéria: Português
  • Autor: gajareis123
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Leia as duas piadinhas abaixo. I- ─ Por favor! Me joga uma corda que eu estou me afogando! ─ E além disso ainda quer se enforcar?! (Jô Soares) IIEntão o papai, marinheiro de primeira viagem, chegou no escritório e disse: ─ Nasceu meu filho! É homem! E é a minha cara! E o colega: ─ Não fica triste não, rapaz. Não se preocupe. Tendo saúde é o que conta. (Ziraldo) a. Na primeira piada, o humor se origina do fato de a pessoa com quem o afogado fala, ou seja, seu interlocutor, não perceber a intencionalidade do pedido. Considerando que o contexto é o de uma pessoa que está se afogando, como o interlocutor deveria ter entendido o pedido de uma corda? Explique com clareza. b. Também na segunda piada, o interlocutor não levou em conta o contexto. Considerando que era o primeiro filho do rapaz do escritório, seu estado era de alegria e seu sentimento era de orgulho. Pelo comentário do interlocutor, como ele entendeu ou fingiu ter entendido a fala do pai da criança? Explique com clareza.

Respostas

respondido por: heloisedaluzsilva
6

Resposta:

Primeira: Caso o interlocutor não houvesse compreendido a piada, isso poderia causar uma empressão errada a respeito do diálogo, mas considerando o fato de a pessoa estar se afogando, a corda seria para ela se salvar e não para cometer suicídio.

Segunda: Considerando uma resposta um tanto "intrigante" do interlocutor, podemos afirmar que ele não levou em conta a felicidade que o pai estava expressando, porém, nesse e em outros casos, a reação ou sentimento da pessoa é expressado pelo modo como ela fala e suas expressões corporais, não tem relação com as palavras, por isso, é provável que nesse caso o interlocutor tenha fingido entender isso como algo que não seja bom, fazendo uma piada com a aparência de seu amigo.

Explicação:

Espero ter ajudado :)


silvaluani146: gostei
Perguntas similares