• Matéria: História
  • Autor: lauracrispim2015
  • Perguntado 6 anos atrás

Em que medida essas novas funções dos comerciantes portugueses foram determinantes para a

eclosão da Guerra dos Mascates?​

Respostas

respondido por: sarahandardea
155

Em detrimento a decadência dos produtores de açúcar de Olinda, os  comerciantes portugueses alegavam que a prosperidade do comércio de  Recife era que sustentava a nobreza falida de Olinda, fazendo com que esses  “mascates” (comerciantes recifenses) buscassem sua autonomia política  administrativa e consequentemente, econômica.

respondido por: heloisagoncalves745
2

As novas funções dos comerciantes portugueses foram determinantes para a eclosão da Guerra dos Mascates, pois estes, ao se sentirem inconformados pelo aumento de impostos em Olinda, Penambuco, arrumavam meios de exercer sua liberdade comercial sobre a dominação política olindense.

Toda essa instabilidade econômica foi gerada a partir de conflitos e da expulsão dos holandeses, gerando uma atmosfera complicada e pouco propícia ao comércio local em Olinda e Região, o que colocava os comerciantes portugueses, ou mascates, em revolta.    

Desse modo, a Guerra dos Mascates, ocorrida entre os anos de 1709 e 1714, pode ser caracterizada como um confronto armado acontecido na Capitania de Pernambuco, que colocou em guerra os grandes senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses do Recife.

Aprenda mais sobre a Guerra dos Mascates:

https://brainly.com.br/tarefa/7639267

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares