b) Que condições naturais da Austrália explicam a vulnerabilidade dos solos à erosão, ou seja, a fra-
gilidade dos solos ante a ação erosiva das chuvas, ventos, rios e variação da temperatura?
Respostas
Resposta:
O relevo do país é caracterizado pela predominância de planaltos, no entanto, com elevações suaves, tendo em vista que tal morfologia é antiga. Em razão deste fator, grande parte do solo do país sofreu muitos desgastes, promovidos por processos erosivos (água e vento, por exemplo).
Esse fator da topografia australiana impede que haja grandes elevações no relevo. A maior parte do território possui clima quente e seco, sendo dois tipos: árido e semiárido. Tal fato proporcionou o surgimento de desertos.
Explicação:
eh
Os solos da Austrália são vulneráveis à erosão devido às condições naturais do país. O solo é muito poroso e o solo superficial é fino. O solo também é muito seco, o que significa que pode ser facilmente levado pelo vento ou pela chuva.
Qual é a relação entre a erosão do solo e o clima?
- A erosão do solo é o desgaste e o movimento do solo de um lugar para outro, geralmente devido à ação da água ou do vento.
- Pode ser causada por eventos naturais como inundações, furacões e deslizamentos de terra ou atividades humanas como arar e trabalhos de construção.
- A erosão do solo pode deixar a terra estéril e inutilizável para a agricultura ou outros fins.
Portanto, a Austrália é um continente insular, o que significa que não possui barreiras naturais para evitar a erosão, como montanhas e colinas.
Para saber mais sobre erosão, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/2300858
#SPJ2