Oii Alguém pode me ajudar a responder isso? *Quando e quem inventou o microscópio. *Qual a importância destes instrumentos para o estudo das células. *Quais os tipos de microscópios existem e a diferença entre eles.
Respostas
Explicação: O primeiro microscópio óptico foi produzido em 1590 por Hans Janssen e seu filho, Zaccarias, dois holandeses fabricantes de óculos. Porém, tudo indica que o primeiro a realizar, alguns anos depois, observações biológicas com um microscópio foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek.
A evolução dos Microscópios
Hoje, os microscópios ópticos foram muito aperfeiçoados e surgiram microscópios ainda mais potentes: os microscópios eletrônicos. Você conhece os tipos de microscópio? Sabe como funcionam? Não? Então vem com a gente revisar Biologia para arrasar no Enem!
Microscópio óptico ou de luz: Os microscópios ópticos inventados há mais de 400 anos pelos holandeses Janssen são, até hoje, os mais utilizados para estudos celulares. São compostos por dois tipos de lentes: as oculares (comumente possuem um aumento de 10x) e as lentes objetivas, geralmente um jogo contendo quatro lentes (que comumente possuem 4x, 10x, 40x e 100x de aumento).
Para termos o aumento total de um microscópio devemos multiplicar a potência das oculares pela das objetivas. Atualmente há microscópios ópticos que podem atingir um aumento de até 1500 vezes. Para que possamos visualizar um objeto através do microscópio óptico, é necessário que um feixe de luz atravesse o material e atinja a lente. Sendo assim, os objetos vistos através do microscópio óptico devem ser extremamente finos.
Microscópio eletrônico de transmissão (MET): O microscópio eletrônico de transmissão foi inventado em 1931 pelo alemão Ernest Ruska. Este instrumento utiliza um feixe de elétrons para atravessar o material e obter a visão de “cortes” superfinos. Após atravessar o material, alguns feixes são refletidos e capturados por lentes eletromagnéticas que produzirão uma imagem ampliada de até 500 mil vezes.
Isso permite que sejam visualizadas todas as organelas celulares e até mesmo detalhes da membrana plasmática de uma célula. A desvantagem deste microscópio em relação ao microscópio óptico é que não é possível visualizar células vivas e as imagens obtidas são em preto e branco. A invenção do microscópio eletrônico permitiu o desenvolvimento da citologia.