• Matéria: História
  • Autor: BadIdea
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Durante quais séculos o Renascimento se intensificou na Europa? R. 2) O que levou a expansão do comércio na Europa? R. 3) O que é o “mecenato” e qual o seu objetivo? R. 4) Quais as principais características desse período? R. 5) Cite alguns representantes do Renascimento italiano. R.

Respostas

respondido por: lavicarvalho08
4

Resposta:

Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica.

respondido por: Eosoualendia
7

Resposta:

1) O Renascimento, ou Renascença se intensificou durante os séculos XV e XVI.

2) Especiarias:

No inverno, o alimento para o gado se tornava escasso na Europa e algumas especiarias conservavam a carne, além disso, também eram utilizados na fabricação de remédios, perfumes e temperos.

Cristianismo:

Expandir o cristianismo também seria um grande fator para as expedições.

Metais preciosos:

Os Europeus estavam a procura de novas riquezas também, junto com a descoberta de novos mercados.

Arte Náutica:

Investimento em tecnologia marítima. Além de desenvolver o uso de ferramentas de navegação (bússola, astrolábio, quadrante), inventaram as caravelas, principal embarcação utilizada nas grandes navegações.

3) Mecenato é um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos, e mais amplamente, de atividades artísticas e culturais.

O Objetivo é incentivar artistas a produzir sua arte e também pode ser interpretado como empresas e pessoas que participam como patrocinadores/mecenas ao investirem em atividades culturais.

4) Entre as principais características do Renascimento destacam-se: o humanismo, o racionalismo, o individualismo, o antropocentrismo, o cientificismo, o universalismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

5)- Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos precursores do Renascimento. Obras principais: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.

- Fra Angelico (1395 - 1455) - pintor da fase inicial do Renascimento. Pintou iluminuras, altares e afrescos. Obras principais: A coração da Virgem, A Anunciação e Adoração dos Magos.

- Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura. Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).

- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus). Entre suas principais obras estão: Casamento da Virgem (1504), Deposição da Cruz (1507) e Escola de Atenas (1509)

- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia e O batismo de Cristo.

- Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.

- Tintoretto - (1518-1594) - importante pintor veneziano da fase final do Renascimento. Obras principais: Paraíso e Última Ceia.

- Veronese - (1528-1588) - nascido em Verona, foi um importante pintor maneirista do Renascimento Italiano. Obras principais: A batalha de Lepanto e São Jerônimo no Deserto.

- Ticiano - (1488-1576) - o mais importante pintor da Escola de Veneza do Renascimento Italiano. Sua grande obra foi O imperador Carlos V em Muhlberg de 1548.

- Giorgio Vasari - (1511-1574) - além de pintor foi um importante biógrafo da vida de vários artistas renascentistas. Entre suas obras principais, podemos citar: Adoração dos magos e Perseu e Andrômeda.

Perguntas similares