Respostas
OIEE
A divisão celular é fundamental para o crescimento do corpo, para o reparo de lesões e para a reprodução das espécies. Ela acontece na maioria das células corporais humanas e é durante esse processo que o DNA é transferido para as células-filhas. Para entender como ocorre essa transferência hereditária de DNA, é necessário compreender que as células se dividem. Existem dois tipos de divisão celular, mitose e meiose, que ocorrem com objetivos diferentes.
•Mitose: ocorre nas células somáticas – ou seja, aquelas que formam o organismo – com objetivo de repor células perdidas, lesionadas ou mortas e de promover o crescimento e a regeneração do organismo, como ocorre em uma lesão na pele ou quando há perda de sangue. As células somáticas dos seres humanos apresentam 46 cromossomos, originados pela união entre 23 cromossomos do pai e 23 cromossomos da mãe. Por possuírem dois conjuntos de cromossomos (um do pai e outro da mãe), diz-se que as células somáticas são diploides (2n). Nesse processo são originadas duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe.
•Meiose: ocorre com o objetivo de formar as células germinativas (células sexuais ou gametas). Necessária para a manutenção da carga genética e para a reprodução sexuada, a meiose permite a troca de partes dos cromossomos homólogos. Com isso, possibilita as recombinações genéticas e, assim, a diversidade de espécies. Nesse processo, de uma célula diploide (2n), são originadas quatro células-filhas com a metade do número cromossômico da célula-mãe, chamadas de haploides (n).