Descreva sobre a importância da Gestão Integrada em uma organização baseada nas normas ISO 9001, 14001 e 45001.
Respostas
Resposta:
A conquista da certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho oferecido pela organização. Já que as normas ISO 9001 assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Aplicando a gestão da qualidade em uma empresa, resulta no aumento e satisfação do cliente, pois a organização entrega melhores produtos com um melhor desempenho, atendendo a necessidade real do seu Cliente, com isso melhora a prestação de serviço oferecido, possibilitando o melhoramento de mecanismo de entrega, por exemplo. Além disso, também é usado para medir o nível de satisfação dos clientes, melhorando a eficácia da gestão da empresa. O Sistema de Gestão da Qualidade funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização, conseguindo reduzir os seus custos. Nesse sentido, também é importante ressaltar que os custos são reduzidos devido à diminuição na quantidade de erros do processo, evitando também retrabalho. A ISO 9001 também pode ajudar nesse quesito, já que, com a redução de erros, a empresa tende a aumentar sua credibilidade em relação aos concorrentes, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados. Com isso, Todo mundo ganha no final das contas: o cliente por ter produtos e serviços conformes, o mercado por elevar o nível da competição e a empresa que terá uma margem de lucratividade maior.
As organizações deverão estar atentas também em todas as fases relacionadas aos serviços e produtos, incluindo a destinação final destes produtos, de forma a não poluir o ambiente quando forem descartados. A ISO 14001 foi criada para ajudar empresas que precisam ou desejam estruturar um Sistema de Gestão Ambiental. Isso significa para a empresa ganhar visibilidade positiva no mercado, já que essa é uma certificação inteiramente ligada à sustentabilidade. Ela demonstra que a empresa se preocupa com o planeta e com as gerações futuras, e que está disposta a fazer o que está ao seu alcance para colaborar com a qualidade ambiental. A ISO 14001 não diz respeito apenas à sustentabilidade do planeta, mas também da própria empresa, por abordar processos, torna-os mais ágeis e produtivos, mostrando que quanto mais bem estruturado são os processos, utilizando apenas os recursos necessários, mais fácil fica a medição de custos, sabendo assim, onde há excesso de gastos que podem ser sanados. Para a ISO 14001, o “cliente” pode ser considerado como o meio ambiente. Logo, os requisitos ambientais são efetivamente definidos por legislações e regulamentações. Da organização é requerido que identifique aquelas atividades que têm um impacto significativo sobre o meio ambiente e que implemente controles para minimizar este impacto. Cada vez mais, a sociedade civil tem priorizado empresas preocupadas com a questão ambiental. Instituições cujas atividades causam grandes impactos ambientais têm uma imagem pública fragilizada, o que, em alguns casos, pode acabar diminuindo o faturamento. Atualmente, implementar a ISO 14001 significa ter uma preocupação empresarial com a sociedade e o meio ambiente, na qual o consumo sustentável é prioridade.
A ISO 45001 reforça a importância de ações preventivas dentro de uma organização, mostrando que um sistema de gestão pode ser mais efetivo quando toma medidas antecipadas durante a abordagem de riscos e oportunidades. Desta maneira, será possível evitar alguma situação não desejada pela empresa e que deixe os colaboradores expostos a riscos. De acordo com a norma, uma organização é responsável pela segurança ocupacional e saúde dos colaboradores e outros que podem ser afetados por suas atividades. Isto inclui, promover e proteger a saúde física e mental. São inúmeros os benefícios da implementação da ISO 45001 em uma organização. Dentre eles, podemos citar: Melhorar o gerenciamento dos perigos, riscos e oportunidades relacionadas à saúde e segurança do trabalhador; Com a redução de acidentes, há a melhoria da qualidade de vida do colaborador, além da redução dos custos que um acidente pode gerar; Reduzir prejuízos financeiros devido a multas e passivos trabalhistas; Diminuir índices de afastamentos e turn over.
Explicação: