Inocência de Visconde de Taunay é considerada a obra-prima do romance regionalista do nosso Romantismo; e sua qualidade resulta do equilíbrio alcançado na contraposição de vários aspectos: ficção e realidade, valores românticos e valores da realidade bruta do sertão mato-grossense, linguagem culta e linguagem regional. Trata-se de uma história de amor impossível entre a paciente Inocência e o seu “médico”, Cirino. Escreva sobre a obra e sua importância para o Romantismo. Comente os valores regionalistas que são ressaltados nesse tipo de prosa e que impossibilitam um final feliz da história de amor. Esses valores regionais que se diferem dos urbanos ainda permanecem na atualidade?
Respostas
respondido por:
16
A obra "Inocência", do autor Visconde de Taunay retrata a vida do povo inerente ao sertão brasileiro, por intermédio da apresentação do sofrimento, simplicidade, contradições, além de elementos relacionados com a "honra" que uma jovem moça deveria dar à sua família tradicional.
O final feliz de uma obra romântica como esta é inviável porque o romantismo está adequado à realidade bruta que é vivenciada no sertão nordestino brasileiro, onde os casamentos são prometidos, e o patriarcalismo era essencialmente predominante.
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás