2- De acordo com a teoria da Pedagogia histórico-crítica, julgue os itens a seguir (1): I. A Pedagogia histórico-crítica empenha-se em colocar a educação a serviço da transformação das relações sociais, explica o aprendizado humano a partir de sua natureza social. Tem como elementos a natureza da educação, seu objeto e sua especificidade, a função social da escola, o método dialético e o papel do professor II. Na Pedagogia histórico-crítica não há primazia do princípio social sobre o princípio natural-biológico. Quanto ao processo de aprendizagem, o professor deixa de ser o centro da aprendizagem e o aluno passa a ser aquele que constrói o conhecimento. III. Na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, o papel do professor consolida-se na garantia da apropriação dos conteúdos pelos alunos, com vistas a atender os interesses das camadas populares e à democratização da sociedade brasileira. Este papel será tanto mais eficaz quanto mais o professor for capaz de compreender os vínculos da sua prática social global.
Respostas
As alternativas I e III estão corretas.
O modelo histórico crítico tem como objetivo promover educação escolar de forma valorizada observando a sociedade seus processos históricos como um todo.
Seu papel nessa modalidade (histórico crítica) é garantir os conteúdos que permitam aos alunos compreender e participar da sociedade de forma crítica, superando a visão de senso comum, por isso a contradição foge da ideia da socialização do saber sistematizado que historicamente é construído pelo homem.
Todas as experiências que o educador passar ao longo de sua formação, como no relatório de estagio pedagogia educação infantil irão contribuir para a forma como ela se encaixa no mercado, sendo esse período muito importante, não devendo se restringir apenas a ação escolar, inovando questões, e, principalmente contribuindo para o sistema educacional como um todo.