Respostas
Densidade absoluta (ou simplesmente densidade,ou massa específica (p) de um corpo homogêneo é a razão entre sua massa M e seu volume V . Ela pode ser expressa em quilograma por metro cúbico (kg/m3) ou grama por centímetro cúbico (g/cm3). Este último é definido como o peso da unidade de volume de um corpo.
Resposta:
Densidade absoluta (ou simplesmente densidade, d), ou massa específica (p) de um corpo homogêneo é a razão entre sua massa M e seu volume V . Ela pode ser expressa em quilograma por metro cúbico (kg/m3) ou grama por centímetro cúbico (g/cm3)
Explicação:
O termo corpo homogêneo se refere aos materiais que têm composição uniforme ao longo de toda sua extensão [1,2].
Define-se densidade relativa a relação entre a densidade de um corpo (p) e a de outro definido como padrão (ppad). Trata-se de uma grandeza adimensional
Em geral, como padrão de referência [3-5], emprega-se água destilada à temperatura de 4 ºC, cuja densidade é 1 g/cm3(ou, mais rigorosamente, 0,999973 g/cm3a 3,98 ºC). Assim, segundo a Eq. (2), para os corpos sólidos e líquidos a densidade absoluta e a relativa são representadas pelo mesmo número quando a referência é a água a 4 ºC.
Nesse momento, convém distinguir massa específica de peso específica de peso específico (p). Este último é definido como o peso da unidade de volume de um corpo. Pode ser expresso em N/m3 ou dyn/cm3 [4,5]. Obtém-se o peso específico de um corpo homogêneo dividindo seu peso P por seu volume V.
A partir da definição de massa específica (Eq. (1)), o peso específico se expressa por
Define-se peso específico relativo (π) a relação entre o peso específico (p) de um corpo e o peso específico (P) de outro corpo escolhido como padrão
De acordo com a Eq. (4), pode se escrever
Na Eq. (6), ppad normalmente representa a massa de 1 cm3 de água destilada a 4 ºC (1 g). Isso indica que a densidade relativa e o peso específico relativo, tomados em relação ao mesmo padrão (água a 4 ºC), são numericamente iguais, embora tenham significados distintos. Devido a essa igualdade numérica essas grandezas eram tratadas no passado como sinônimos. Antigamente, essa relação também era conhecida como gravidade específica. Esse termo é totalmente inadequado, pois nada tem a ver com gravidade [2], mas ainda é usada em vários segmentos industriais (bebidas, refino de petróleo). Na área científica, o termo mais empregado hoje é densidade relativa. [5].
De acordo com a definição expressa pela Eq. (1), para obter a densidade de um corpo sólido ou líquido é necessário: a) determinar a massa M em gramas do corpo cuja densidade se deseja, por meio de uma balança [6]; b) estabelecer uma medida precisa do volume ocupado por essa massa. No caso específico de líquidos, cilindros graduados, balões volumétricos e, particularmente, picnômetros [6-10] são usados para essa finalidade.