"Face ao fracasso demonstrado na alfabetização das crianças brasileiras, a educação nacional entrou em choque com os métodos de alfabetização vigentes. Numa visão geral, os alunos que eram educados por esses métodos sabiam ler e escrever, mas não conseguiam compreender tudo o que liam ou escreviam [...]". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 65. Considerando esse fragmento de texto e os demais conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, quanto aos problemas identificados na utilização dos métodos de alfabetização tradicionais, assinale a alternativa correta: A Essa situação só acontecia aqui no Brasil, outros países tinham uma base sólida de alfabetização. B Com base nesses métodos de natureza cumulativa, baseada na cópia, na repetição e no reforço, criou-se o termo analfabeto funcional. C Dava-se importância muito mais ao desenvolvimento da criança e à compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabética, por isso o fracasso nos métodos. D Outro encaminhamento que gerava o fracasso era a utilização de situações reais de comunicação para a eficiência dos métodos tradicionais. E Nessa situação, criou-se o termo analfabetismo situacional, que foi reflexo em grande parte dos métodos utilizados para alfabetizar.
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
Com base nesses métodos de natureza cumulativa, baseada na cópia, na repetição e no reforço, criou-se o termo analfabeto funcional.
Comentário: "Os métodos tradicionais de alfabetização baseados numa concepção de alfabetização segundo a qual a aprendizagem inicial tinha como foco fazer o aluno chegar ao conhecimento das palavras, garantindo-lhes o domínio das correspondências fonográficas [...] que era considerada de natureza cumulativa, baseada na cópia, na repetição e no reforço (p.64) e face ao fracasso demostrado pela alfabetização, isso não acontecia só no Brasil, mas em outros países que tinham as mesmas bases de alfabetização [...] foi criado o termo analfabetismo funcional, fazendo referencia às pessoas que, mesmo sabendo ler e escrever, não conseguiam utilizar a linguagem escrita na vida cotidiana dela. O analfabeto funcional é reflexo, em grande parte, dos métodos utilizados para alfabetizar e suas fragmentações" (livro-base, p.65).