14. (Fuvest-SP) Um grupo indigena do sudoeste dos Estados
Unidos, denominado Anasazi, tinha um animal vertebrado
entre as divindades que cultuava. O desenho [a seguir] ba-
seia-se na figura encontrada em seus objetos sagrados.
Studio Caparroz
Um estudante, desejando identificar esse animal, ficou em
dúvida entre duas classes de vertebrados e por isso solicitou,
ao professor, informações quanto ao tipo de revestimento cor-
poral ou quanto ao desenvolvimento embrionário do animal
desenhado.
a) Como a informação sobre o revestimento corporal per-
mite distinguir entre as duas classes?
b) Como a informação sobre o desenvolvimento embrioná-
rio permite distinguir entre as duas classes?
Respostas
Resposta:
*A* - Os anfíbios possuem pele fina , sem camada córnea e, geralmente , rica em glândulas .
Os répteis possuem pele grossa , com camada córnea muito desenvolvida (rica em queratina ) e, geralmente pobre em glândulas .
*B*- Os anfíbios possuem fecundação externa , osso sem casca calcária e não apresentam âmnion , córion nem alantoide .
Os répteis possuem fecundação interna , ovo com casca calcária , âmnion, córion e alantoide .
Espero ter ajudado !
Observando a imagem apresentada descarta-se a possibilidade desse animal vertebrado ser um mamífero, ave ou peixe. Nesse caso, certamente o aluno ficou em dúvida entre as classes anfíbio ou réptil.
Graças às características distintas que os anfíbios e os répteis apresentam é possível diferencia-los a partir do seu revestimento corporal e desenvolvimento embrionário.
A) Os répteis possuem pele seca, sendo praticamente impermeável. Sua epiderme (camada da pele) possui células superficiais ricas em queratina, que cumprem a função de proteger o animal de desidratações. Além disso os répteis podem apresentar escamas, placas ou carapaças.
Já os anfíbios possuem pele úmida, lisa e fina e não possuem escamas nem pêlos. Sua pele é rica em vasos sanguíneos e glândulas que, através da respiração, possibilitam absorção de água. Vale ressaltar que a pele desses animais não os protege da desidratação, o que os torna seres dependentes de água, principalmente se considerarmos que é na água que a maior parte das espécies de anfíbios se reproduz.
B) Os répteis são organismos ovíparos. Seu desenvolvimento embrionário é direto, ou seja, sem fase larval e metamorfose. Além disso, geralmente o ovo, que possui casca, é depositado no ambiente externo para ser eclodido.
Os anfíbios possuem desenvolvimento embrionário direto e indireto. Também são organismos ovíparos, porém seu ovo não possui casca, o que os torna mais vulneráveis a radiação solar e choques mecânicos, e por este motivo necessitam da água para estarem protegidos. No lugar da casca, seus ovos possuem uma capsula gelatinosa envoltória, não havendo em seu interior anexos embrionários como bolsa amniótica ou alantóide.
Aprenda mais sobre as diferenças entre répteis e anfíbios:
https://brainly.com.br/tarefa/6964232