Respostas
Oi, Tudo bem ?
Vamos lá!
O período imperial do Brasil foi dividido em três fases:
• período reinado ( 1822 - 1831).
• período regencial ( 1831 - 1840).
• segundo reinado ( 1840 - 1889).
O Primeiro Reinado corresponde ao período de (1822-1831), em que o Brasil consegue independência da coroa portuguesa, sendo governado por D. Pedro I, o primeiro imperador do Brasil.
Essa época ficou marcada por disputas entre as elites e o Imperador, além de conflitos regionais. Foi nesse período em que o Brasil começou a construir a base para a sua identidade nacional e suas bases como Estado e nação independente.
Principais Eventos do Primeiro Reinado
- Imposição de uma nova constituição que concede plenos poderes a D. Pedro I
- Guerra contra a Confederação do Equador
- Guerra da Cisplatina
- Grave crise econômica
O primeiro reinado termina com a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho.
Período Regencial
O período regencial foi o período intermediário entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Ocorreu entre 1831-1840, ele se iniciou com a abdicação de D. Pedro I e foi encerrada em 1840, com o Golpe da Maioridade, quando D. Pedro II teve a sua maioridade antecipada e tornou-se imperador do Brasil com apenas 14 anos de idade.
Foi uma época de enorme instabilidade política e cheio de rebeliões contra o Governo dentre elas podemos destacar:
Cabanagem: rebelião que aconteceu no Grão-Pará entre 1835 e 1840 em razão da insatisfação popular com a pobreza e a desigualdade e por disputas políticas locais.
Balaiada: rebelião que aconteceu no Maranhão entre 1838 e 1841 e foi resultado de disputas políticas locais.
Sabinada: foi uma rebelião de caráter separatista que desejava implantar uma república na Bahia. Aconteceu entre 1837 e 1838.
Revolta dos Malês: foi uma rebelião de escravos que aconteceu em Salvador em 1835.
Revolta dos Farrapos: foi uma revolta motivada por insatisfações da elite local com o governo por questões políticas e econômicas. Estendeu-se de 1835 a 1845.
Segundo Reinado:
Após o Golpe da Maioridade, D. Pedro II, assume o poder tentando conter as instabilidades políticas, apesar da pouca idade D. Pedro II, conseguiu acabar com as revoltas e teve um governo muito estável que durou até 1889.
Principais Eventos do Segundo Reinado:
- Os dois partidos que mandavam na política brasileira eram o Partido Liberal e o Partido Conservador.
- O sistema político brasileiro ficou conhecido como “parlamentarismo às avessas”, por causa da interferência do Imperador, por meio do Poder Moderador
- Na economia, o café foi o principal produto brasileiro, entre 1840 e 1860, aconteceu um período de prosperidade conhecido como Era Mauá, em que houve um surto de industrialização no Brasil
- A abolição da escravatura foi resultado de uma intensa mobilização popular e política aliada com a resistência realizada pelo movimento negro. A escravidão acaba com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.
- Os militares foram o grupo de maior envolvimento com a Proclamação da República no Brasil.
Leia mais sobre período imperial em: https://brainly.com.br/tarefa/6830820