quais as inovações da indústria 4.0 emergem no setor eletromecânico? Qual é o perfil profissional, buscado pelas indústrias desse setor? 50 pontos nela
Respostas
1°
Internet das Coisas
É a junção de objetos físicos, utilizados no dia a dia, à internet. A tecnologia permite que as rotinas sejam mais produtivas e inteligentes, como um carro autônomo que define, sozinho, o melhor trajeto e velocidade para levar um passageiro para casa.
Impressão 3D
Também chamada de manufatura aditiva, a impressão 3D permite criar um modelo físico a partir de um desenho digital. A tecnologia é utilizada para desenvolver produtos, criar protótipos, fabricar pequenos lotes de peças, imprimir gabaritos de montagens, etc. Recentemente, fomos surpreendidos com a construção de casas de 38 m² em apenas 24 horas.
Inteligência Artificial
É um segmento da computação que simula em robôs capacidades humanas de raciocinar, resolver problemas e tomar decisões por meio de softwares.
Nanotecnologia
É o desenvolvimento e controle de uma matéria em nanoescala, na qual é permitido modificar características de materiais. A tecnologia é bastante utilizada na medicina, ciências da computação, eletrônica e engenharia de materiais.
Big Data
Estrutura de dados que se vale de novas abordagens para capturar, analisar e gerenciar volumes extensos de informações.
Biotecnologia
É a manipulação de organismos vivos para o desenvolvimento e modificação de produtos.
Bitcoin e Blockchain
Moedas eletrônicas que têm como características a fácil negociação e o baixo custo operacional. A segurança em relação a esse tipo de transação está cada vez mais sofisticada.
Realidade Virtual
É uma tecnologia que cria cenários imersivos por meio de sistemas computacionais que transportam usuários de tecnologias vestíveis para ambientes digitais que parecem fazer parte da realidade.
Realidade Aumentada
Tecnologia que adiciona elementos como informações, gráficos e imagens ao ambiente real, ou seja, traz o mundo virtual para a realidade.
2°
Primeiramente, cabe ressaltar que o conceito de Profissional 4.0 está intimamente relacionado à própria indústria 4.0. Isso porque é esta que vai delimitar, com suas necessidades e modus operandi, qual é o seu profissional e o perfil desejado.
Uma vez que a nova revolução industrial pretende lançar uma nova forma de atuação nas empresas e, portanto, dentro do próprio mercado, é óbvio que as relações trabalhistas também sofreriam influência.