O Número de cromossomos é sempre o mesmo nas células dos indivíduos de uma mesma espécie. Assim todas as células do corpo humano possuem 23 pares de cromossomos, ou seja, 46 cromossomos. Quando ocorre alguma alteração, temos por exemplo as síndromes do cromossomo número 13, do cromossomo número 18 e depois do cromossomo número 21. Explique cada uma delas, como o nome da síndrome e o que ocorre em cada uma delas.
Respostas
Síndrome do cromossomo 13:
Chamada de Síndrome de Patau ou Trissomia do 13, é uma anomalia cromossômica rara, causada pela trissomia do cromossomo 13 (ou seja, 3 cromossomos no par de número 13). A síndrome de Patau tem origem no gameta feminino e ocorre devido à não disjunção dos cromossomos durante a anáfase 1 da meiose.
Essa situação dá origem a gametas com 24 cromátides, invés de 23. Assim, o cromossomo 13 do óvulo, ao se unir com o cromossomo 13 do espermatozoide, resulta num embrião com trissomia. Isso ocorre pelo fato da mulher, geralmente, maturar apenas um ovócito, ao contrário do homem, que matura milhões de espermatozoides.
Assim, os gametas masculinos com alterações no número de cromossomos tenham menor viabilidade que gametas normais e pouquíssimas possibilidades de fecundar um ovócito.
Síndrome do cromossomo 18:
Chamada de Síndrome de Edwards ou Trissomia do 18, é uma doença genética causada por uma trissomia do cromossomo 18, ou seja, uma condição em que a pessoa carrega três cópias do cromossomo 18, em vez de duas.
A trissomia ocorre mais precisamente durante a divisão celular, em um problema conhecido como não-disjunção meiótica. Nele, o bebê nasce com uma cópia extra em algum dos 23 pares de cromossomos, resultando em um total de 47 cromossomos, em vez dos 46 com os quais um indivíduo saudável nasce. No caso da Síndrome de Edwards, o problema ocorre no par de cromossomo nº 18.
Síndrome do cromossomo 21:
Chamada de Síndrome de Down, é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par 21. Esta modificação genética afeta o desenvolvimento do indivíduo, determinando algumas características físicas e cognitivas. As pessoas com esta alteração devem praticar atividade física para seu bem-estar físico e emocional.
A maioria das pessoas com esta síndrome tem a trissomia 21 simples. Isso significa que um cromossomos extra está presente em todas as células do organismo, devido a um erro na separação dos cromossomos 21 em uma das células dos pais.
No dia 21 de março, O “Dia da Síndrome de Down” entrou para o calendário de comemorações da ONU.