e) O tempo t, necessário para percorrer a distância de 600 km à velocidade v,
depende dessa velocidade, ou seja, varia com ela. Essa variação é direta-
mente proporcional, inversamente proporcional ou é variação de outro tipo?
Justifique a resposta.
Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:ma das equações mais frequentemente utilizadas na Álgebra envolve distância, velocidade e tempo. A equação tem relação com muitas tarefas da vida real, como o planejamento de uma viagem. Velocidade é quão rápido algo viaja em uma dada quantidade de tempo. Tempo faz referência a quanto demora-se para viajar uma certa distância movendo-se a uma determinada velocidade. Distância é o quão longe algo viaja indo em uma certa velocidade durante uma certa quantidade de tempo. Uma simples equação algébrica relaciona esses três conceitos.
Entenda a equação básica: D = r*t. Onde "D" é a distância, "v" é a velocidade e "t" é o tempo. Se lhe forem dadas a velocidade a qual alguém está viajando e o tempo que demora a viagem, pode-se usar a equação para calcular a distância total percorrida.
Resolva um problema usando a fórmula. Por exemplo, se um carro viaja a 100 quilômetros por hora e a viagem dura 2 horas, pode-se facilmente calcular a distância que o carro percorre:
Distância = 100 Km/h x 2 horas Distância = 200 quilômetros
Modifique a fórmula para calcular o tempo. Se D = v*t, pode-se isolar "t" em um dos lados da equação dividindo ambos os lados por "v". Então a nova fórmula seria t = D/v. Suponha que se queira saber quanto tempo demoraria para viajar 200 quilômetros a uma velocidade de 100 Km/h:
Tempo = 200 quilômetros / 100 Km/h Tempo = 2 horas
Modifique a equação novamente para calcular a velocidade. Se D = v*t, pode-se isolar "v" dividindo ambos os lados da equação port "t" para chegar à fórmula v = D/t. Agora suponha que um carro tenha viajado por 2 horas e coberto 200 quilômetros. Um problema poderia pedir a que taxa de velocidade o carro estava viajando:
Velocidade = 200 quilômetros / 2 horas Velocidade = 100 Km/h