1. Para compreender as técnicas do stop motion, é necessário construir alguns conceitos. Para isso, organizem-se em quatro grupos e escolham um dos temas a seguir para pesquisar: I. A retina Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2019. II. Persistência retiniana Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2019. III. Ilusão de ótica Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2019. IV. Frames por segundo (FPS) Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2019. 2. Após a realização da pesquisa pelos grupos, juntem todas as informações coletadas e construam um texto de forma colaborativa. É possível realizar a tarefa, utilizando a ferramenta disponível em: (acesso em: 15 dez. 2019). Caso não seja possível seu uso, escrevam o texto em uma folha de papel, o importante é que ele seja construído coletivamente.
Respostas
Como tema principal, pode-se escolher a Persistência retiniana. Podemos escrever o seguinte texto sobre a mesma:
A Persistência retiniana, é um dos fenômenos físicos que mais foi utilizado por nós seres humanos no ramo do entretenimento. Pode parecer estranho, mas esse fenômeno, é o principal responsável pelo inicio do cinema, e até mesmo do Slow motion que usamos para fazer vídeos divertidos em aplicativos como tik tok e Instagram.
Basicamente, a Persistência retiniana, é uma espécie de ilusão promovida pelos nossos olhos, quando uma imagem ou objeto é visto e após alguns segundos ele continua sendo persistido em nossa retina. Ou seja, é nossa capacidade de vermos um objeto sem interrupções.
Esse fenômeno é utilizado na geração de desenhos animados, quando o ilustrador desenha uma sequência do mesmo personagem com pequenas variações de movimento e a velocidade como o vídeo é projetado e não interrupção da imagem em nossa retina, nos faz ver o personagem se movimentando.
São vistos também por nos fotogramas de um filme que são projetados na tela de cinema. É incrível! Quem descobriu esse feito foi Isaac Newton e hoje podemos estudar ele na física.