O sangue de Pedro aglutina quando colocado em presença de soro contendo imunoglobulinas ou aglutininas anti-A, e não aglutina quando colocado em presença de imunoglobulinas ou aglutininas anti-B. Pedro casa-se com Monique, que apresenta aglutinações inversas. O casal tem um filho cujo sangue não aglutina em nenhum dos dois tipos de soro. A probabilidade do casal ter uma criança que o sangue aglutine nos dois soros é: a)100% b)75% c)50% d)25% e)0%
Respostas
Se o sangue de Pedro aglutina na presença de aglutininas anti-A e não aglutina na presença de aglutininas anti-B, ele só pode ser do tipo A. Se o sangue de Monique apresenta aglutinações inversas, ou seja, aglutina na presença de aglutininas anti-B e não aglutina na presença de aglutininas anti-A, ele só pode ser do tipo B. Pedro, o filho do casal, por sua vez, só pode ter sangue tipo O, uma vez que não aglutina em nenhum dos dois tipos de soro, pois o tipo O não contém antígenos. Destarte, procedamos às probabilidades genotípicas:
Pedro - sangue tipo A Monique - sangue tipo B
Genótipos possíveis: Genótipos possíveis:
ou ou
↓ ↓
Filho - sangue tipo O
Genótipo: ii
|___________________________________________|
Se o filho do casal tem sangue tipo O, determinado por homozigose recessiva (ii), Pedro só pode ter o genótipo e Monique só pode ter o genótipo . Ademais, para que o sangue de um futuro filho do casal aglutine nos dois soros, esse sangue só poderá ser do tipo AB, que possui tanto o antígeno A quanto o antígeno B. Destarte, procedamos às probabilidades genotípicas para o sangue tipo AB de um futuro filho do casal, já que conhecemos os genótipos dos pais:
Pedro Monique
Genótipo Genótipo
Probabilidades genotípicas:
, , e ii
Note que, entre os 4 genótipos possíveis acima, apenas o genótipo determina sangue do tipo AB, ou seja, 1/4, portanto a probabilidade é de 25%.
Resposta: alternativa D