Respostas
Na verdade, não. Antes do processo de independencia, D. João havia assinado os contratos (à força) com a Inglaterra, Comércio e Navegação e Aliança e Amizade, que davam privilégios alfandegários aos ingleses. Assim, como estes produtos entravam com baixo custo no Brasil, o nosso pís deixou de ter manufaturas, pois a concorrencia era muito grande, logo, o Brasil era dependente do comércio externo. Como o processo de independencianão teve interferencias das camadas baixas, apenas da elite, não ocorreram grandes mudanças, pois a camada dominante queria que as formas de produção continuássem coloniais (eles tinham interesse em manter as terras monopolizadas e ter como trabalhadores os escravos). Assim, mesmo despois da proclamação da independencia, o Brasil continuou depedente do mercado externo, escravocata e rural.
A Independência Brasileira foi um movimento tático da família real brasileira para manter seu filho no poder e ainda assim governar Portugal.
Ao deixar seu filho aqui como proposito de "libertar" o país, o Brasil tornou-se independente economicamente.
Anteriormente, o brasil, como colônia era forçado a manter laços econômicos apenas com a metrópole, no caso Portugal, ou talvez em alguns casos mais raros com aliados da coroa portuguesa como a Inglaterra.
Quanto as mudanças sociais, não mudou quase nada. Os trabalhadores continuaram a ser explorados pelos ricos.
Os indígenas e os negros continuaram a ser explorados e excluídos da sociedade
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/6939204