"Em 05 novembro de 2015, ocorreu o pior acidente da mineração brasileira no município de Mariana, em Minas Gerais. A tragédia ocorreu após o rompimento de uma barragem (Fundão) da mineradora Samarco. O rompimento da barragem provocou uma enxurrada de lama, óxido de ferro e água, que devastou o distrito de Bento Rodrigues, deixando um rastro de destruição à medida que avançava pelo Rio Doce. Várias pessoas ficaram desabrigadas, com pouca água disponível, sem contar aqueles que perderam a vida na tragédia. Além disso, os impactos ambientais serão incalculáveis e, provavelmente, irreversíveis."
**** Essa notícia foi publicada em 2015, época em que o acidente ocorreu. Hoje, 5 anos depois do acidente, já se sabe que os impactos ambientais do rompimento da barragem são inúmeros, tanto para muitas espécies de plantas, como de animais, fungos e microrganismos. Levando em consideração o acontecimento, explique por que esse rompimento da barragem prejudicou tanto as populações de peixes. Por que a lama matou tantos animais? O que aconteceu com o habitat desses organismos? Apenas os peixes dos rios foram afetados, ou a vida marinha também foi? Como?
Respostas
Resposta: tudo ai
Explicação:
O rompimento da barragem afetou o rio Gualaxo, que é afluente do rio Carmo, o qual deságua no Rio Doce, um rio que abastece uma grande quantidade de cidades. À medida que a lama atinge os ambientes aquáticos, causa a morte de todos os organismos ali encontrados, como algas e peixes. Após o acidente, vários peixes morreram em razão da falta de oxigênio dissolvido na água e também em consequência da obstrução das brânquias. O ecossistema aquático desses rios foi completamente afetado e, consequentemente, os moradores que se beneficiavam da pesca.
A grande quantidade de lama lançada no ambiente afeta os rios não apenas no que diz respeito à vida aquática. Muitos desses rios sofrerão com assoreamento, mudanças nos cursos, diminuição da profundidade e até mesmo soterramento de nascentes. A lama, além de causar a morte dos rios, destruiu uma grande região ao redor desses locais. A força dos rejeitos arrancou a mata ciliar e o que restou foi coberto pelo material.
Por fim, espera-se que a lama, ao atingir o mar, afete diretamente a vida marinha na região do Espírito Santo onde o rio Doce encontra o oceano. Biólogos temem os efeitos dos rejeitos nos recifes de corais de Abrolhos, um local com grande variedade de espécies marinhas.
Resposta:
1)A 2)A
Explicação:
confia