2- Na Idade Mesolítica quase não existem esculturas e, na Idade Neolítica, ou da Pedra Polida, embora elas existam
om numero reduzido então em que se aprimoraram?
Respostas
A arte desse período está muito ligada a religiosidade, e mantém os mesmos aspecto do Paleolítico: o natural e o divino não se separam, forças da natureza serão cultuadas e a força feminina e a origem da vida continuam sendo objeto de forte adoração.
As esculturas, principalmente da cultura Aziliana, vão nos mostrar que agora damos formas ao abstrato e a geometria de maneira muito mais explícita e trabalhada.
A arte rupestre também vai caminhar de acordo com a consciência dos grupos humanos e vai criando aspectos mais esquemáticos, com feições mais claras. E não só animais e humanos vão aparecer, mas o que estão fazendo também: caça, pesca, danças, batalhas, lutas e rituais serão retratados, dando forma as coisas mais abstratas.
As figuras representam uma sociedade hierarquizada a partir da retratação de xamãs e feiticeiros nas paredes.
O Mesolítico faz parte da Pré-História.
Ele é o período de transição do Paleolítico para o Neolítico.
No Mesolítico os homens começam a se sedentarizar.
A estocagem de alimentos e a confecção de ferramentas são características desse momento.
A arte rupestre passa a ter também aspectos abstratos, com danças e rituais retratados.
A comunidade começa a ganhar traços de hierarquização.
A arte pré-histórica é aquela produzida durante os períodos cronológicos da Pré-História, com destaque para os períodos Paleolítico e Neolítico. A arte pré-histórica inclui produções artísticas como as pinturas rupestres e gravuras feitas em pedra, além de esculturas e estatuetas. O objetivo dessas produções é alvo de debate entre os historiadores, mas teorias apontam para duas teses: uma forma de expressão ou uma forma de o homem conectar-se ritualisticamente com a natureza.
No caso do Paleolítico, destacam-se as pinturas rupestres, como as localizadas na Serra da Capivara, no estado do Piauí, e as estatuetas Vênus, encontradas em diferentes partes do mundo. No caso do Neolítico, destacam-se as construções megalíticas, como as de Stonehenge, na Inglaterra.