É importante ressaltar que o movimento protestante não tinha como objetivo principal destruir a Igreja Católica, pelo contrário, buscava-se uma reforma. Os reformistas achavam preciso mudar os costumes da igreja e o comportamento do clero, observados por eles como práticas que iam na contramão do pensamento de Cristo. Em resposta ao movimento reformista dos protestantes, a Igreja Católica organizou no século XVI o Concílio de Trento, que foi uma reação às ideias protestantes e que ficou conhecido como Contrarreforma. A função do Concílio era condenar as novas doutrinas protestantes, além de reafirmar os dogmas da fé católica. Analise as decisões tomadas pelo Concílio de Trento e avalie-as como iniciativas que reavaliaram os dogmas da Igreja ou como ações que reafirmaram o pensamento tradicional da Igreja Católica
Respostas
Resposta:
A partir de 1517, com a publicação das famosas 95 teses de Martinho Lutero contra a situação em que se encontrava a Igreja Católica, situação essa que o personagem histórico julgava altamente reprovável e necessitada de revisões e reformulações, estouraram as chamadas Reformas Protestantes. A reforma empreendida por Lutero, isto é, a Reforma Luterana ou ainda luteranismo, foi a primeira de uma onda que se seguiu no século XVI. O calvinismo e o anglicanismo constituem outras correntes reformistas da mesma época que desencadearam processos de disputas políticas e guerras civis que só se estabilizaram um século depois.
Explicação:
Resposta:
Tem-se que a condenação à veda de indulgências reavaliou dentro da igreja as questões criticadas pelos protestantes, enquanto que a confirmação do princípio da salvação pelas obras e pela fé reafirmam o pensamento católico medieval, da mesma forma que o culto dos santos e à Virgem também é uma confirmação.
A Reativação da Inquisição, o Tribunal de Santo Ofício foi outra reafirmação do pensamento católico medieval, onde os mesmos buscavam manterem-se no poder no tocante à política e religiosidade europeia. A inabilidade papal é outra confirmação, tal como a confirmação do purgatório.
Explicação: