descreva como ocorre a metamorfose nos insetos.
Metamorfose incompleta: nesse tipo de metamorfose, a mudança nos organismos é gradual. Esse é o caso dos gafanhotos, que apresentam, inicialmente, um organismo jovem (a ninfa) que não possui asas; depois, observa-se a ninfa com asas em formação até se tornar um indivíduo adulto.
Respostas
Resposta:
O desenvolvimento dos insetos pode ser direto (ametábolos) ou indireto (metábolos). No desenvolvimento direto, quando eclode o ovo (insetos são ovíparos) nasce um jovem semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose. Nos animais com desenvolvimento indireto ocorre a metamorfose para chegar à fase adulta, que pode ser completa ou incompleta.
Metamorfose Completa
Os animais com metamorfose completa são chamados holometábolos: passam por várias fases até atingirem a forma adulta. Tanto a forma e estrutura do corpo como os hábitos de vida mudam bastante durante os estágios de desenvolvimento. Um exemplo muito conhecido é da borboleta.
Os insetos com metamorfose incompleta são chamados hemimetábolos. Quando eclode o ovo nascem formas imaturas, as larvas ou ninfas, que precisam completar seu desenvolvimento até se tornarem adultos, também chamado imago.