Respostas
Durante os quatro séculos e meio que se seguiram à sua viagem, dezenas de milhares de povos visitaram ou residiram na Oceania. Depois da descoberta de Magalhães, os portugueses começaram a explorar a região: em 1525 descobriram as ilhas Carolinas e, no ano seguinte, a Nova Guiné
Antes do século XVI, os contatos diretos entre a Oceania e as civilizações asiáticas, ou mesmo americanas, não foram suficientes para revolucionar a vida dos nativos. Todavia, a descoberta das ilhas Marianas por Magalhães, em 1521, inaugurou uma nova era. Durante os quatro séculos e meio que se seguiram à sua viagem, dezenas de milhares de povos visitaram ou residiram na Oceania.
Depois da descoberta de Magalhães, os portugueses começaram a explorar a região: em 1525 descobriram as ilhas Carolinas e, no ano seguinte, a Nova Guiné. Os holandeses percorreram o litoral da Austrália em 1642 e descobriram a Tasmânia, as ilhas Tonga, Fiji e Bismarck. No século XVIII, foi a vez dos ingleses e dos franceses. Entre 1764 e1770 os ingleses percorreram Tahiti, Samoa e Salomão. James Cook, entre 1768 e 1779, chegou ao arquipélago da Sociedade, Nova Zelândia, Marquesas e Havaí. Os franceses, por sua vez, exploraram as ilhas ao mesmo tempo que os ingleses. Todas essas viagens determinaram a divisão da Oceania entre esses países.