• Matéria: Biologia
  • Autor: lauradiariodemeninas
  • Perguntado 6 anos atrás

Até meados do século XIX, era muito comum a ideia de que seres vivos poderiam surgir da matéria sem vida. De um pedaço de carne, por exemplo, de acordo com essa ideia, poderia surgir larvas. Essa ideia era defendida por qual teoria? Caracterize-a.

Respostas

respondido por: mariaelizabethf856
34

Resposta:Abiogênese ou teoria da geração espontânea é o nome dado a teoria que explica como a vida surge a partir da matéria bruta, sem vida

Explicação:


sincera123: A teoria que afirmava que seres vivos poderiam surgir a partir de matéria não-viva, como os ratos que poderiam surgir de panos sujos e vermes que se 0riginariam de carne em decomposição. Esta teoria é denominada de: *

geração espontânea.
criação especial.
seleção natural.
refúgio ecológico.
transmutação das espécies.
sincera123: seria geração espontânea.
joaozinh046: ....
kakamedeiros1832: obg
respondido por: AdnaMaickely15
16

Geração espontânea

foi uma teoria, hoje desacreditada e obsoleta, que considerava possível a formação espontânea de determinados seres vivos a partir de matéria orgânica, de matéria inorgânica ou de uma combinação de ambas. Essa formação ocorreria sem necessidade da intervenção de qualquer tipo de propágulo, gâmeta ou outra qualquer forma de reprodução a partir de indivíduos pré-existentes da mesma espécie.

A teoria pretendia explicar o surgimento , aparentemente sem necessidade de progenitores, de espécimes de determinados organismos, em especial vermes e insectos em matéria orgânica em putrefacção, mas também de vegetais e de algumas espécies de mamíferos, répteis e peixes. A teoria foi cabalmente refutada pelos trabalhos de Francesco Redi, Lazzaro Spallanzani, Louis Pasteur, John Tyndall[1] e múltiplos outros cientistas dos séculos XVIII e XIX.

Perguntas similares