Quais as armadilhas da sociedade consumista? Indique quatro aspectos que caracterizam uma sociedade consumista
e justifique a sua resposta.
Respostas
1 – Cuidado com o crédito fácil
“Isso é uma cilada Bino”
Essa talvez seja a armadilha que quase todos não sabem. Te explico isso.
No Brasil, é comum grandes empresas de moda, empresas de eletrodomésticos e fabricantes de automóveis terem um lucro maior vendendo crédito do que vendendo seus próprios produtos. Na prática funciona assim, a maioria dessas grandes redes possui cartão de crédito próprio e estimula seus clientes a comprarem seus produtos parcelados ou financiados pelo cartão exclusivo da empresa, até ai tudo bem.
Mas o que você não sabe é que quando faz isso você está duplicando o lucro dessa empresa, o primeiro lucro está incluso no produto que compra e o segundo lucro está incluso no crédito fornecido a você através do cartão deles, eles ganham nos juros que você pagará do dinheiro emprestado a você através do crediário ou financiamento. Percebeu a jogada? Se preparar para comprar à vista vai fazer com que você consiga descontos nos produtos e evite pagar essas altas taxas de juros.
2 – Comprar por impulso
O consumo faz parte do nosso cotidiano mas é preciso tomar cuidado para não comprar por impulso.
Esse estudo revela que a dopamina, hormônio responsável pela sensação de prazer, é liberada em nosso corpo dois segundos e meio da decisão de compra e isso explica às vezes aquela sensação prazerosa momentânea ao efetuar uma compra.
As com compras feitas para nossas necessidades básicas são compras fundamentais e saudáveis e que geram conforto para nós, o problema é quando compramos por impulso é “dar um passo maior que a perna” e isso pode prejudicar sua vida financeira e gerar endividamento.
3 – Não compre somente porque todos estão comprando
Parece óbvio isso né? E de fato é óbvio, mas, pensa comigo, quando as pessoas ao nosso redor estão de celular novo, um carro bacana e outras coisas legais, acabamos sendo influenciados a comprar pelo “fator social”, pela vontade de pertencer a um determinado grupo.
Será que você precisa mesmo de um celular novo? Será que está mesmo na hora de trocar de carro? Convido você a refletir sobre isso e conhecer outra armadilha de consumo.
4 – Nem sempre suas compras são racionais
Estudar conceitos sobre finanças ajuda você a administrar melhor seus recursos mas não garante que você será um consumidor consciente.
Segundo a psicanalista Márcia Tolotti, autora do livro “As armadilhas do consumo”, um dos maiores erros de quem quer se dar bem com o dinheiro é achar que todas as compras são feitas de forma racional. No livro ela explica que “Quando compramos algo, escolhemos mais do que uma marca. Escolhemos os atributos que relacionamos a essa marca, como elegância, poder e aventura”.
1-cuidado com o crédito fácil
2-nao compre somente porque todos estão comprando
3-nem sempre suas compras são racionais
4-comprar por impulso