Agora, com base no que você estudou neste capítulo, assinale com (V) as alternativas verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) De acordo com o pensamento de Brecht, sua peça sobre Galileu deve fazer o público se esquecer da realidade e apenas imaginar o sofrimento pelo qual passou o astrônomo italiano.
( ) O personagem Galileu destaca o papel da dúvida como uma ferramenta científica poderosa. De forma semelhante, Brecht acreditava que os espectadores também deveriam duvidar de tudo o que veem, no teatro e na realidade.
( ) É possível dizer que a Ditadura Militar no Brasil se comportou como a Igreja Católica do século XVI, censurando pessoas que promoviam o pensamento crítico.
( ) Tanto Brecht quanto o brasileiro Augusto Boal desejavam que o público teatral fosse capaz de transformar a realidade. No caso das peças do Teatro do Oprimido, de Boal, os espectadores eram convidados a transformar a própria cena diante deles.
( ) Para Augusto Boal, o teatro deveria ser destinado apenas a atores profissionais, visto que só eles são capazes de desenvolver um trabalho ousado e questionador.
Respostas
F-V-V-V-F.
Bretch não visualizava na construção de sua peça um desligamento da realidade por parte do público. O questionamento e a imersão na peça devem partir da premissa artística, ou seja, a que servirá de palco para as soluções dos problemas sociais.
Podemos traçar um panorama com a obra de Bertolt Brecht com os fatos recorrentes no nosso país que refletem o claro analfabetismo político, como por exemplo:
- Fiéis e adeptos do cristianismo, a favor de políticas claramente discriminadoras do Prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella;
- Outro exemplo é o foto em candidatos que possuem políticas xenofóbicas, e anti-democráticas como Bolsonaro, e, principalmente o apoio a candidatos corruptos, com um claro histórico de roubo e desvio de propinas, o que só piora o quadro político da nossa nação.
Por fim, o teatro é uma prática artística que salva, e, pode ser colocada em exercício desde as pequenas camadas até as mais altas.
Resposta:
Explicação:
F-V-V-V-F