• Matéria: História
  • Autor: NICOLASDUZAC41
  • Perguntado 6 anos atrás

COMO COMEÇOU A ELABORAÇÃO DAS POLITICAS PUBLICAS

Respostas

respondido por: Giulialopes24
35

Resposta:As políticas públicas são uma resposta do Estado às necessidades do coletivo que, por meio do desenvolvimento de ações e programas, objetivam o bem-comum e a diminuição da desigualdade social. Esses programas e ações precisam ser estruturados de maneira funcional e sequencial para tornar possível a produção e organização do projeto. Esclarecido isso, o ciclo das políticas públicas nada mais é que um processo que leva em conta:

A participação de todos os atores públicos e privados na elaboração das políticas públicas, ou seja, governantes, políticos, trabalhadores e empresas;

O poder que esses atores possuem e o que podem fazer com ele;

O momento atual do país no aspecto social (problemas, limitações e oportunidades);

Organização de ideias e ações.

Ela é tida como um recurso heurístico, sabe o que é isso? Um processo que busca desvendar e compreender algo ou uma situação. No caso das políticas públicas, é um modelo para compreender em que pé se encontra o país e o que pode ser feito por ele.

Primeira fase: a formação da agenda

Para começar a elaboração de uma política, é preciso decidir o que é prioritário para o poder público. A fase da agenda caracteriza-se pelo planejamento, que consiste em perceber os problemas existentes que merecem maior atenção. Essa percepção precisa ser consistente com o cenário real em que a população se encontra. São analisados nessa fase: a existência de dados que mostram a condição de determinada situação, a emergência e os recursos disponíveis.

O reconhecimento dos problemas que precisam ser solucionados de imediato ganham espaço na agenda governamental. Entretanto, nem tudo que está na agenda será solucionado imediatamente. Saiba que o planejamento é flexível e que a viabilização de projetos depende de alguns fatores. São esses:

Avaliação do custo-benefício

Estudo do cenário local e suas necessidades

Recursos disponíveis

A urgência que o problema pode tomar por uma provável mobilização social

Necessidade política

Explicação:

Perguntas similares