Aquecendo água destilada, numa panela aberta e num local onde a pressão é 1,4 atm, a temperatura de ebulição da água:
A) será inferior a 100°C
B) Depende da rapidez do aquecimento
C) será igual a 100°C
D) É alcançada quando a pressão máxima de vapor for 1 atm
E) Será superior a 100°C
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
Para compreender esta resposta, devemos entender o que possibilita a ebulição da água.
Este fenômeno ocorre quando as moléculas da água conseguem se desprender uma das outras, e, para que isto aconteça, é necessário que a força que as separa seja maior que uma das forças que as une, que é a força exercida pela pressão atmosférica, a qual atua como que comprimindo a água.
Dessa maneira, tem-se o ponto de ebulição da água a 100°C sob pressão de 1 atm. Com uma pressão de 1,4 atm, maior que 1 atm, a força com que as moléculas têm que se agitar para se desprender uma das outras e vencer a pressão exercida pela atmosfera (que agora é de 1,4 atm) deve ser maior, e essa força proveniente da sua agitação é resultado da temperatura (grau de agitação das moléculas), dessa forma, a temperatura de ebulição será maior que a temperatura de ebulição normal (a 1 atm de pressão), ou seja, superior a 100°C.
Por que as outras alternativas estão erradas?
A) Porque, na verdade, a temperatura será superior a 100°C, vide explicação acima.
B) Nada a ver gigante.
C) Na verdade, será superior a 100°C, vide explicação acima.
D) A ebulição é alcançada quando a pressão máxima de vapor se torna igual à pressão atmosférica, ou seja, a pressão exercida pelo vapor consegue vencer a pressão que os gases do ar atmosférico exercem sobre a superfície do líquido, e, neste caso, a pressão atmosférica não é de 1 atm mas, sim, de 1,4 atm.