1 — As situações a seguir exemplificam modelos de exploração do espaço rural no Vale do Açu, no estado do Rio Grande do Norte. Situação 1 Um proprietário de terras no Vale do Açu, junto com sua família, produz milho, feijão, arroz e hortaliças e cria um rebanho de bovinos e caprinos. Situação 2 No Vale do Açu, em outra propriedade rural, uma empresa produz banana utilizando mão de obra assalariada. a) Caracterize as relações de trabalho realizadas em cada uma das situações. b) Qual o tipo de agricultura praticado e qual o destino da colheita em cada uma das situações?
Respostas
a)- Situação 1...Pequenos proprietários.
Situação 2...Assalariados permanentes.
b)- Situação 1...Agricultura familiar...Para consumo proprio e o q sobra vende
Situação 2...Tradicional...Vende e não é distribuído.
2 a)- O líder camponês se refere a grande concentração de terras nos espaços rurais brasileiros ocupados para produção comercial de monocultura.
b)- Um latifúndio é uma propriedade agrícola de grande extensão pertencente a uma só pessoa, família ou empresa.
a) a primeira situação poderemos considerar um caso de agricultura familiar e o segundo caso Agronegócio.
Agricultura Familiar é caracterizado pelo grande diversidade de culturas, pelos sítios e terras pequenas, e por causar baixo impacto ambiental. A família possui a terra e o todos os rendimentos da produção, portanto é um sistema de produção cooperativo.
Agronegócio: sistema de produção industrial, monocultura, grande uso de agrotóxicos e fertilizantes industriais, trabalhadores assalariados.
b) A agricultura familiar abastece o mercado interno, já o Agronegócio visa a exportação. O Agronegócio brasileiro é responsável pela a maioria da entrada de moedas estrangeiras no país.
quer saber mais sobre a história da agricultura? https://brainly.com.br/tarefa/37518971
Situação 2-agricultura intensiva/agronegócio, mão de obra assalariada
B) Situação 1-policultora, destinada ao consumo e abastecimento do comércio local
Situação 2-monocultora, destinada à exportação