"Assim, pois, a cidade de Deus que é tomada como una, na realidade tripla. Alguns rezam, outros lutam, outros trabalham. As três ordens vivem juntas e não podem ser separadas. Os serviços de cada uma dessas ordens permitem os trabalhos das outras duas e cada uma por sua vez presta apoio às demais". O trecho acima, escrito em 998 d.C., representa: a) um ataque à representação do Deus uno, defendida pelos monofisistas. b) uma justificativa funcional das diferenças sociais no mundo medieval. c) um retorno às concepções de Santo Agostinho, que opunha à cidade de Deus a cidade dos homens. d) uma descrição da estrutura social de Roma, sede do papado e considerada a cidade de Deus. e) uma crítica à desigualdade entre os homens, pois estes são considerados iguais perante Deus.
Respostas
Resposta:
A alternativa correta é E
espero ter ajudado.
O trecho datado de 998 d.C., representa uma crítica à desigualdade entre os homens, pois estes são considerados iguais perante Deus. Alternativa E.
O trecho em estudo refere-se ao período da organização feudal europeia, e as respectivas funções de cada classe da sociedade, no caso, pois havia uma 'realidade tripla'.
Os que rezavam se designavam como membros do clero, os que lutavam eram os nobres ou os poderosos senhores feudais, e estas duas classes representavam uma minoria cheia de privilégios perante aos trabalhadores ou servos, a maior proporção da sociedade feudal.
A desigualdade encontrava-se na forma de organização social, pois clero e nobreza eram sustentados financeiramente pela exploração ao trabalho servil.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/4257460
Bons estudos!