• Matéria: História
  • Autor: verafonseca24
  • Perguntado 6 anos atrás

 à relação que existe entre o neocolonialismo afroasiático e a Primeira guerra Mundial. *



a)Podemos afirmar que o conflito que ficou conhecido como Primeira Guerra Mundial foi uma consequência da violência como os territórios africanos reagiram ao processo de civilização proposto pelos países europeus para levar a eles o desenvolvimento.

B)Podemos relacionar a Primeira Guerra Mundial ao Neocolonialismo porque o conflito tem início com a disputa territorial dos países europeus em busca de domínios em terras africanas.

c)A relação entre Segunda Guerra Mundial e Neocolonialismo está no fato de o continente africano estar localizado sobre uma grande mina de ferro que forneceria aos países europeus grande quantidade de matéria prima para a elaboração de armas.

d)A primeira guerra mundial está diretamente envolvida com o processo de colonização da África a medida em que os povos africanos iniciaram uma série de retaliações ao continente europeu que só terminou de maneira violenta em 1918.

2 - Dentre as justificativas para o processo de colonização do território africano por países europeus de economia industrial já consolidada estava uma teoria chamada "Darwinismo Social" . Assinale a alternativa que contenha a definição correta para o termo. *



a)Crença em que o desenvolvimento da espécie humana tenha se iniciado no território africano.

b)Crença que afirmava que a África por ter sido o berço da civilização humana seria o continente com a maior quantidade de riquezas a se extrair.

c)Crença de que a África deveria ser explorada devido à estar localizado ali os reinos mais antigos onde se acreditava ser o jardim do eden.

d)Crença em que havia uma superioridade racial por parte dos europeus que dava a eles o direito de dominar povos e territórios africanos.

3 - Com relação à Conferência de Berlim, analise a imagem abaixo e assinale a alternativa que melhor a defina. *




a)A Conferência de Berlim que pretendia definir os rumos da exploração do continente africano não levou em consideração a vontade ou cultura dos próprios povos locais, dividindo o continente como a um bolo.

b)A participação das nações africanas na Conferência de Berlim demonstra a preocupação da Europa com o projeto civilizatório para a África.

c)A charge faz uma referência ao bolo para demonstrar que assim como o bolo, a economia servirá para alimentar a miséria dos povos africanos.

d)A charge demonstra o protagonismo das lideranças africanas no processo de divisão do continente e entrega às nações europeias.

4 - Com relação à exploração do continente africano por nações europeias, podemos afirmar que ao longo de muitos anos, haverá de se sentir os efeitos dessa ação no continente. Dentre as consequências desse processo, podemos destacar como principais: *



a)A Guerra e o desenvolvimento da África

b)A pobreza e o Racismo

c)O desenvolvimento industria da África e o maior acesso à educação

d)O racismo e o avanço científico

5 - A primeira guerra mundial teve como diferencial a utilização de tecnologias como o avião, tanque de guerra, entre outros. Explique o que era uma trincheira e quais os seus aspectos negativos *

A sua resposta

6 - A Primeira Guerra Mundial conseguiu por fim à questão imperialista? *


A sua resposta

7 - Quais países faziam parte da Triplice Aliança e quais faziam parte da entente? *



A sua resposta

8 - Quais as imposições feitas pelo tratado de Versalhes à Alemanha? *



A sua resposta

9 - Qual a função da Liga das Nações? Quando foi criada e quais países faziam parte? *



Respostas

respondido por: EuphoriaPrincessz
9

Olá, boa noite!

1) O neocolonialismo, também chamado de imperialismo, foi uma política de expansão territorial e econômica praticada pelas potências europeias a partir do século 19, em especial em territórios da África e da Ásia. Essa política foi um dos principais motivos que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial. Logo:

Resposta certa: B)

2) Darwinismo social é um nome moderno dado a várias teorias da sociedade, que surgiram no Reino Unido, América do Norte e Europa Ocidental, na década de 1870. Trata-se de uma tentativa de se aplicar o darwinismo nas sociedades humanas.

De acordo com esse pensamento, existiriam características biológicas e sociais que determinariam que uma pessoa é superior à outra e que as pessoas que se enquadrassem nesses critérios seriam as mais aptas. Geralmente, alguns padrões determinados como indícios de superioridade em um ser humano seriam a habilidade nas ciências humanas e exatas em detrimento das outras ciências, como a arte, por exemplo, e a raça da qual ela faz parte.

O darwinismo social foi empregado para tentar explicar a inconstância pós-revolução industrial, sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo interpretação da época da teoria de Darwin) e os mais ricos que evoluíram economicamente seriam os mais aptos a sobreviver, por isso, os mais evoluídos. Durante o século XIX, as potências europeias também usaram o darwinismo social como justificativa para o imperialismo. Logo:

Resposta certa: D)

3) A Conferência de Berlim, realizada entre 1884 e 1885, reuniu 14 potências do século XIX para debater a ocupação do continente africano. Esse evento oficializou o neocolonialismo que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus. Logo:

Resposta certa: A)

4) Continentes e países que, no passado, foram colônias de exploração, possuem maior dificuldade para se desenvolverem. Muitos passaram pelo processo de industrialização tardia, causando assim diversas consequências como maior taxa de violência e pobreza. Logo:

Resposta certa: A)

5) As trincheiras eram buracos de cerca de 2 metros de profundidade que os soldados escavam na terra para protegerem-se dos ataques inimigos. Uma guerra de trincheiras é uma forma de combate no qual os soldados conservam a sua linha fixa nas trincheiras.

A proteção, no entanto, não era muito eficaz. As valas viviam cheias de águas das chuvas que misturavam na terra e formavam os barros que grudavam nas meias e botas dos soldados. Várias trincheiras foram atingidas quase sempre por bombas e granadas que explodiam e vitimavam milhares de soldados. Muitos combatentes morriam com as doenças espalhadas por ratos que dividiam os espaços, os alimentos e a água com os soldados. Quando soldados morriam dentro das trincheiras, muitas vezes não era possível retirá-los, desta forma, vários corpos se decompunham nas valas e o odor se tornava insuportável para os soldados.

6) Não, pois ainda há, atualmente, várias guerras civis e problemas sócio-econômicos que tem uma íntima relação com o imperialismo/neocolonialismo.

7) Faziam parte da Tríplice Aliança o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro e o Reino da Itália. E da Tríplice Entente o Reino Unido, a França e o Império Russo.

8) O Tratado de Versalhes determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente. Além de, perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército, uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra e o reconhecimento da independência da Áustria.

9) A Liga das Nações foi criada com o objetivo de impedir as guerras e assegurar a paz, a partir de ações diplomáticas, de diálogos e negociações para a solução dos litígios internacionais. Foi criada em 28 de junho de 1919 e participavam os países: França, Inglaterra, Itália e Japão.

Espero ter ajudado ❤


verafonseca24: espero que esteja certo !
Perguntas similares