• Matéria: Sociologia
  • Autor: cecília21212121
  • Perguntado 6 anos atrás

4- (Pucpr 2010). Na sua obra Vigiar e punir, o filósofo francês Michel Foucault analisa as novas faces de exercício do poder disciplinar e afirma:

“Muitos processos disciplinares existiam há muito tempo: nos conventos, nos exércitos, nas oficinas também. Mas as disciplinas se tornaram no decorrer dos séculos XVII e XVIII fórmulas gerais de dominação. (...) O momento histórico das disciplinas e o momento em que nasce uma arte do corpo humano, que visa não unicamente ao aumento de suas habilidades, nem tampouco aprofundar sua sujeição, mas a formação de uma relação que no mesmo mecanismo o torna tanto mais obediente quanto é mais útil, e inversamente. Forma-se então uma política das coerções que são um trabalho sobre o corpo, uma manipulação calculada de seus elementos, de seus gestos, de seus comportamentos. O corpo humano entra numa maquinaria de poder que o esquadrinha, o desarticula e o recompõe. Uma "anatomia política", que é também igualmente uma "mecânica do poder", está nascendo; ela define como se pode ter domínio sobre o corpo dos outros, não simplesmente para que façam o que se quer, mas para que operem como se quer, com as técnicas, segundo a rapidez e a eficácia que se determina. A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos "dóceis".

(Vigiar e Punir, p. 118).

 

Segundo essa passagem, seria correto afirmar que:

I. O texto mostra como, a partir dos séculos XVII e XVIII o corpo foi descoberto como objeto e alvo de um novo poder e de novas formas de controle, pelas quais são superadas antigas formas de domínio e instaurado um novo modelo com o fim de tornar os corpos mais dóceis.

II. O fim dessas práticas é tornar o corpo obediente e disciplinado através de um rigoroso exercício de controle sobre gestos e comportamentos. É assim que o corpo vira um novo objeto de poder.

III. Segundo o autor, essa é a primeira vez na história que o corpo se tornara objeto de poder, já que essas práticas eram comuns tanto nos regimes escravocratas quanto nos monásticos.

IV. Esses novos mecanismos de controle têm, segundo o autor, uma única motivação: o domínio do corpo para exploração econômica.

 

a) Apenas as assertivas I e III são verdadeiras.

b) Apenas as assertivas I e II são verdadeiras.

c) Apenas a assertiva IV é verdadeira.

d) Todas as assertivas são verdadeiras.

e) Apenas a assertiva I é verdadeira.​

Respostas

respondido por: lilax0521
26

Resposta:

Alternativa ; B

Explicação:

Apenas as assertivas I e II são verdadeiras.

respondido por: Matheusieti
8

Apenas as alternativas I e II fazem parte das ideias teorizadas por Focault em relação ao exercício do poder. A alternativa III é incorreta pelo fato de o corpo já ser notado como objeto de poder mesmo nas sociedades não modernas.

Outro ponto estabelecido que comprova o erro da quarta alternativa faz parte dos mecanismos de controles que não são a única motivação da organização social.

Dentre os estudos de Foucault também podemos destacar sua ótica sobre, o exercício de poder e como ele se dá nas sociedades modernas, dialogando sobre este fato através da estrutura disciplinar teoria essa que apresenta o Estado como um mecanismo que impõe a disciplina no espaço social.

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