Indique alguns exemplos elucidativos de como a ditadura reverteu a expectativa de democratizar o ensino
Respostas
Resposta:Neste período muita aconteceu na educação brasileira.
Pensava-se em erradicar definitivamente o analfabetismo através de um programa nacional, levando-se em conta as diferenças sociais, econômicas e culturais de cada região.
criação da Universidade de Brasília, em 1961, permitiu vislumbrar uma nova proposta universitária, com o planejamento, inclusive, do fim do exame vestibular, valendo, para o ingresso na Universidade, o rendimento do aluno durante o curso de 2º grau (ex-Colegial e atual Ensino Médio).
do anterior, de 1946 ao princípio do ano de 1964, talvez tenha sido o mais fértil da história da educação brasileira.
Neste período atuaram educadores do porte de Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Carneiro Leão, Armando Hildebrand, Pachoal Leme, Paulo Freire, Lauro de Oliveira Lima, Durmeval Trigueiro, entre outros.Depois do golpe militar de 1964 muito educadores passaram a ser perseguidos em função de posicionamentos ideológicos.
Diante da via pacifica adotada pelo PCB após o XX Congresso do PCUS e a busca de conciliação entre o bloco soviético e o bloco estadunidense após as denuncias de Krushev, muitos aderiram à luta armada nas organizações clandestinas como o PC do B (Partido Comunista do Brasil), ALN (Aliança Libertadora Nacional), VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), POLOP (Comando Revolucionário Marxista-Leninista de Política Operária), PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário).
foi extinto.É no período mais cruel da ditadura militar, onde qualquer expressão popular contrária aos interesses do governo era abafada, muitas vezes pela violência física, que é instituída a Lei 4.024, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1971.
Explicação: da pra traduzir no turbine text