• Matéria: História
  • Autor: Padyy
  • Perguntado 6 anos atrás

Atividade E- Pesquisa. A Alemanha não foi o primeiro ou o único pais a descumprir os acordos do Congresso de Viena Agora, você vai pesquisar como a Itália se unificou (algumas vezes o esforço é chamado de Risorgimento) Você vai pesquisar e redigir sua pesquisa nas linhas abaixo Você precisa ter atenção com datas, nomes (não se esqueça de verificar a participação de Garibaldi no processo), regiões e fatos importantes. Você provavelmente encontrará uma semelhança de um Estado italiano com a Prussia (no caso, ser a protagonista nas tratativas de unificação)

Respostas

respondido por: ferrado01
0

Resposta:

Entre setembro de 1814 e junho de 1815, as autoridades monárquicas européias reuniram-se no chamado Congresso de Viena. Encabeçado pelas principais potências monárquicas do período (Inglaterra, Prússia, Rússia e Áustria), essa reunião deveria reorganizar e devolver os territórios e a supremacia política daqueles que sofreram com o projeto expansionista napoleônico.

Inicialmente, sugeriu-se que as grandes potências vencedoras desmembrassem a França sob o seu domínio. No entanto, conclamando o princípio de legitimidade, o ministro francês Talleyrand propôs que as coroas e territórios europeus afetados por Napoleão Bonaparte resgatassem a configuração preexistente aos desdobramentos internacionais da Revolução Francesa. Apesar do argumento de Talleyrand garantir a autonomia política da França, observamos que algumas modificações aconteceram na Europa.

O Império Austríaco foi beneficiado com o domínio sob os territórios nos Bálcãs e no Norte da Itália. A Rússia impôs sua hegemonia na Finlândia, na Polônia e na Bessarábia. Os britânicos garantiram pontos estratégicos de acesso à Índia e às Antilhas, e no Mediterrâneo. A Holanda incorporou o território belga com o fim de evitar a ação francesa no porto da Antuérpia. A Prússia expandiu seu território em mais de cinqüenta por cento. O Antigo Sacro Império Germânico foi trocado pela Confederação Germânica, que contava com diversos reinados chefiados pela Áustria.

Outro importante desdobramento do Congresso de Viena foi a criação da Santa Aliança. Proposta pelo czar russo Alexandre I, a Santa Aliança foi um acordo militar que formaria um exército monarquista. Composto por Rússia, Prússia, França e Áustria esse acordo firmou plena cooperação bélica e militar, caso alguma das nações integrantes tivessem sua hegemonia política ameaçada.

Na prática, a Santa Aliança não conseguiu cumprir suas funções originais. A disseminação das idéias iluministas e a experiência revolucionária francesa já haviam tomado toda a Europa. No continente americano, as colônias européias iniciaram seu processo de independência. Na Europa, liberais e socialistas empreenderam lutas que esfacelaram as monarquias européias ao longo do século XIX.

Até a segunda metade do século XIX, a Itália e a Alemanha não existiam como Estados nacionais. A península Itálica era um mosaico de pequenos reinos e ducados, alguns sob controle de países estrangeiros, como a Áustria. No centro do território estavam os Estados Pontifícios, controlados pelo Papado.  

Em meados do século XIX, ganhou força um movimento nacionalista, o Risorgimento (Ressurgimento), dividido entre monarquistas e republicanos.  

Em 1859, o primeiro-ministro do Reino da Sardenha‑Piemonte, o monarquista conde Cavour, deu início a uma guerra contra a Áustria, que dominava diversas regiões da península. A Sardenha venceu o conflito com o apoio da França e anexou a Lombardia e a Romagna. Ao mesmo tempo no sul, o republicano Giuseppe Garibaldi (o herói de dois mundos), conquistou o Reino das Duas Sicílias e aliou-se a Cavour.  

Com a maior parte do atual território italiano, em 1861 Victor Emanuel II foi proclamado rei da Itália, mas, para que a unidade fosse completada era necessário conquistar Veneza e Roma. Veneza foi incorporada no ano de 1866 e Roma em 1870 onde passou a ser capital do país no ano seguinte.

O papa Pio IX, não aceitou a perda dos domínios territoriais da Igreja e rompeu relações com o governo italiano, considerou-se prisioneiro e fechou-se no Vaticano. Assim nasceu a Questão Romana que só foi resolvida em 1929 quando foi assinado o Tratado de Latrão, no governo de Benito Mussolini. Por esse acordo, foi criado o Estado do Vaticano dirigido pela Igreja Católica.

Explicação:

respondido por: Japinhasouza387
0

Resposta:

No basquetebol, o Lançamento Livre, ou Arremesso Livre, ocorre quando o jogador sofre falta no ato de arremessar. O árbitro então assinala a infracção e determina a cobrança de lances livres

Perguntas similares