• Matéria: História
  • Autor: aninhalimabarroso06
  • Perguntado 6 anos atrás

1. Em 1798, o barbeiro Joaquim José de Santana, capitão do regimento dos pretos, denunciou ao governo da capitania da Baia de Todos os Santos ter sido convidado pelo alfaiate João de Deus para participar de uma conspiração com o objetivo de derrubar o governo local. Leia um trecho da denúncia e, em seguida, resolva as questões.


Que no dia de sábado, 25 do corrente mes de agosto, pela uma hora No Exército da época, a da tarde, achando-se ele, denunciante, na sua loja de cabeleireiro (..) hierarquia se dava roso pela patente, mas também ai chegara o dito João de Deus a convidá-lo L.) para, na noite daquele pela cor da pele o que era mesmo dia, se achar no campo do digue do Desterro, onde () João de conhecido como regimes- Deus, e mais duzentos individuos (...). Ise reuniriam para discutir) um to dos pretos Assim, den levantamento e rebelião que se projetava executar nesta cidade e seu tro da corporação, havia regimentos segmentados distrito, para efeito de se erigir um ideado sistema de liberdade, com conforme a etnia dos destruição de todos os membros da administração pública, política e militares economica que rege este continente L.). Porto-franco e um porta ... que brevemente veria ele, denunciante, as tropas de linha com sem barreiras alfandega. comandos brancos, pardos e pretos, e sem distinção de qualidade, e sim de capacidade ); que este porto sería franco a todas as nações estrangeiras para virem nele negociar, trazendo fazendas e todas as mercadorias, para em troco delas levarem açúcares, tabacos e mais gêneros da terra, sem precisão de Portugal;

1.) que todos os cativos pardos e pretos ficariam libertos sem que houvesse mais escravo algum. a) Com base no depoimento do barbeiro Joaquim José de Santana, por qual razão o alfaiate João de Deus foi visitá-lo no dia 25 de agosto de 1798?
b) Cite elementos do texto que evidenciam a influência do pensamento iluminista nos ideais dos conspiradores..

Respostas

respondido por: pmelmarques
13

Resposta:

1- João de Deus foi convidar Joaquim José de Santana para participar de uma reunião, com o objetivo de discutir uma maneira de promover um levante contra o governo português.  

2- Desejo de construir uma sociedade baseada no “sistema de liberdade”; a igualdade entre as pessoas “com comandos brancos, pardos e pretos, e sem distinção de qualidade e sim de capacidade”; liberdade de comércio, sem dependência de Portugal (“porto seria franco a todas as nações estrangeiras”), por exemplo

Perguntas similares