Respostas
Resposta:A Profª Denilda Moura, Presidente da Associação Brasileira de Lingüística, abriu a sessão, dando as boas vindas ao Prof. Chomsky e apresentou a seguinte pergunta para posterior discussão:
"As investigações sobre a língua falada nos forneceram dados empíricos interessantes sobre o uso da linguagem. O modelo de Princípios e Parâmetros tornou possível construir explicações satisfatórias para muitos dos fenômenos deste uso. Qual o papel dos dados empíricos sobre o uso da linguagem na teoria de hoje?"
Adair Palácio: Professor Chomsky, como a Gramática Transformacional evoluiu de Syntactic Structures1 para The Minimalist Program2? Parece-me que a sua Cartesian Linguistics3 delineou um plano geral que o senhor desenvolveu durante esses anos.
Noam Chomsky: Este é um comentário realmente muito perspicaz e também não muito comum.
Acho que uma perspectiva histórica é importante, mas quase ninguém mais faz isso, além de nós. Não é o tipo de tema que interessa às pessoas na Lingüística ou na Filosofia, nem mesmo àqueles que estudam História da Lingüística ou História da Filosofia. Na Lingüística e na Filosofia, geralmente as pessoas estão interessadas em questões mais atuais, por exemplo, em idéias não publicadas, que ainda estão sendo trabalhadas. Assim, uma obra que é um pouco mais antiga, mesmo tendo sido importante nos anos 60 e 70, raramente é discutida, o que pode às vezes levar a erros sérios. Para alguns, parece que se você voltar alguns séculos, você está em outro mundo. Há razões interessantes para se pensar porque é assim.
Na História da Lingüística, para a maioria, as pessoas não estão interessadas em idéias, mas em detalhes da interação humana, tais como, que livros David Hume tinha em sua biblioteca, quem falou com quem, quem emprestou idéias de quem, e assim por diante. Nesse sentido, compartilha algumas das piores características de partes da História das Idéias. O modo como as idéias são remodeladas, redescobertas, reformuladas ou abordadas sob nova perspectiva ou como elas reaparecem em diferentes contextos, simplesmente não é muito investigado. Não é uma questão de como historiadores são formados, já que na História da Física, por exemplo, o foco está nas idéias. Nas ciências humanas, entretanto, este tipo de trabalho não tem sido muito feito.
Por exemplo, na época em que eu estava trabalhando na Cartesian Linguistic, não havia textos disponíveis. Eu tive que ir ao Museu Britânico para encontrar uma cópia da primeira tradução inglesa da Gramática de
Ajudei?Denada
Explicação:
Resposta:
Chomsky apresenta em sua gramática uma teoria
que discute aspectos linguísticos como a
criatividade do falante e a sua capacidade de emitir
e de compreender frases inéditas. Desta maneira, a
gramática seria considerada um sistema finito que
permite gerar um conjunto infinitos de frases
gramaticais.