Como ocorreu a disseminação da erva-mate para outras regiões durante a colonização no século XVI ?
Respostas
Resposta:
Da metade do século XVI até 1632 a extração de erva-mate era a atividade econômica mais importante da Província Del Guairá, território que abrangia praticamente o Paraná inteiro. Foram, então, os jesuítas espanhóis os responsáveis por disseminar o consumo da erva-mate para outras regiões.
Explicação:
No final do século XIX e XX começaram a surgir os grandes engenhos de erva-mate em Curitiba. Tanto as residências quanto os engenhos foram centralizados em dois bairros: no Alto da Glória, que recebeu esse nome devido ao desembargador Ermelino de Leão, e no Batel.
No Alto da Glória, Ermelino de Leão construiu o Palacete dos Leões, em 1902, e por lá manteve sua família. Sua filha se casou com Francisco Fasce Fonseca, outro grande ervateiro da região.
Explicação:
Os primeiros a fazerem uso da erva-mate foram os índios Guaranis, que habitavam a região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na época da chegada dos colonizadores espanhóis. Da metade do século XVI até 1632 a extração de erva-mate era a atividade econômica mais importante da Província Del Guairá, território que abrangia praticamente o Paraná, e no qual fora fundado 3 cidades espanholas e 15 reduções jesuíticas.